As ações da sociedade atual na promoção da introdução de pessoas idosas
Tese: As ações da sociedade atual na promoção da introdução de pessoas idosas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandra.dias • 21/9/2014 • Tese • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
Desenvolvimento do desafio
Na análise do filme mencionado no manual desta atividade feita pelo grupo desenvolvedor desta atividade, resolvemos escolher uma das últimas cenas do filme para que fosse possível fazer um link com a teoria e a pratica.
A cena escolhida foi a que Dayse vai reencontrar com Benjamin e ele já havia se tornado uma criança e não lembrava mais dela. Neste momento é possível perceber claramente que apesar de sua aparência infantil o protagonista do filme já estava com o seu funcionamento psíquico comprometido, devido a sua idade cronológica avançada. Com o passar dos anos é natural que os neurônios e a capacidade de cognição diminuam afinal os neurônios já não são tão competentes como no início da vida.
k. Warner Schaie (1977 - 2000) fala a respeito desta teoria quando diz que o desenvolvimento cognitivo possui 7 estágios no decorrer do desenvolvimento humano, sendo que os dois últimos são: Estagio reintegrativo: (vida adulta tardia) é p estágio em que os adultos mais velhos concentram sua limitada energia em tarefas que sejam significativas para eles; e por último o estágio de criação de um legado: (adultos mais idosos) é o estágio em que os idosos preparam-se para a morte registrando suas histórias de vida e distribuindo suas posses e coisas afins.
Ações da sociedade atual na promoção de inserção do idoso
Dada a idéia do teórico mencionado acima, percebemos hoje em nossa sociedade que o fato em que o protagonista do filme usado como roteiro para o desenvolvimento deste trabalho, justamente na cena escolhida para a analise, que os idosos muitas vezes possuem dificuldades de relembrar algumas memórias seja de curto ou de longo prazo. Tal fenômeno é encarado com muita dificuldade pelos familiares pois os idosos por vezes se tornam muito dependentes de acompanhamento, ajuda e de cuidados especiais que requer muito tempo de seu cuidador, e uma das alternativas encontradas pelo familiares é a de abrigar o idoso em um asilo (casa de idosos), voltada justamente para que ele possua uma atenção em tempo interino.
A questão mencionada acima como alternativa usada pela sociedade para “internar” o idoso, levanta muito preconceito por parte de algumas pessoas, afinal quando alguém hoje toma uma atitude desta, a primeira imagem que a sociedade levanta a respeito dos familiares é a de que abandonou aquele idoso. Mas quando estuda-se o desenvolvimento humano com uma riqueza de detalhes pode-se levantar algumas outras questões, outros pontos de vista, como por exemplo, se esta atitude é tomada para que o idoso tenha sempre alguém a sua disposição para lembra-lo de tomar os remédios nas horas certas, ajuda-lo nas horas de realizar as necessidades biológicas, entre outras, pois também sabe-se que o dia-a-dia das pessoas é bastante corrido com o trabalho, escolha, etc e nem sempre tem-se a disposição para cuidar do idoso como ele precisa.
No estudo do desenvolvimento humano percebe-se que cada individuo passa por varias etapas e processos que geram mudanças e novas perspectivas na vida do ser. Cada etapa gera possibilidade de uma nova etapa, provocando mudanças, amadurecimento biológico e psicológico tornando cada individuo um ser único no mundo, afinal as experiências são individuais.
É possível que alguns indivíduos no decorrer do clico vital apresentem comportamentos fora dos padrões esperados sem nenhum motivo aparente, e de acordo com os estudos é possível perceber que este fenômeno se da na maioria das vezes por questões ambientais e genéticas que podem interferir no processo do desenvolvimento. Cada individuo possui duas qualidades importantes que é nomeada de conduta e comportamento. É chamada de conduta, as atitudes aprendidas com o meio externo no decorrer do desenvolvimento e o comportamento é caracterizado por toda a ação que é inata como, por exemplo, percebe-se no ser humano a necessidade de dormir e se alimentar.
“Ao nascer, o indivíduo inicia uma trajetória probabilística; ele cresce, na busca de coerência entre suas pré-disposições genéticas e padrões socioculturais estabelecidos. Sendo agente de seu processo de desenvolvimento, é capaz de apresentar novidades (comportamentos inéditos ao seu padrão) e criar novos padrões de interações na relação com os outros e consigo mesmo.” (Thirza,2007).
Baseando-se na cultura em que vivemos o envelhecimento é caracterizado pelo alcanço de uma determinada idade, geralmente considerada a partir dos 60 anos. A visão do envelhecimento é encarada por
...