TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Jurídicos do Filme Auto da Compadecida

Por:   •  22/11/2018  •  Tese  •  6.422 Palavras (26 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 26

ATIVIDADE INTEGRADA: O AUTO DA COMPADECIDADE

EM ASPECTOS JURÍDICOS (Ariano Suassuna).

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2018

Curso: Direito

Direito Civil (Contratos em espécie e Responsabilidade Civil - Professora Roseli

Direito Processual Civil III – Professoraª Daniela

Atividade Integrada: Auto da Compadecida

SUMÁRIO

1 – NTRODUÇÃO 03

2 – ENTERRO DA CACHORRA EM LATIM (contrato imoral) 04

3 – DIFAMAÇÃO 04

4 – ASSÉDIO 05

5 – FRAUDE 06

6 - FORMAÇÃO DE QUADRILHA 06

7 – ADULTÉRIO 07

8 – CASAMENTO 08

9 – DESCUMPRIMENTO DE CONTRATO 09

10 – FALSA PROMESSA 10

11 – FALSIDADE IDEOLÓGICA 10

12 – HERANÇA DA CACHORRA 11

13 – CONTRATO VICIADO 12

14 – EMPRÉSTIMO 13

15 – LEI DOS PADRES 14

16 – HOMICÍDIO 15

17 – TRIBUNAL 16

18 – AGRESSÃO 16

19 – HERANÇA DA PORCA 16

20 – CONTRATO DE OBJETO IMPOSSÍVEL 17

21 – CONTRATO DE TRABALHO 18

22 – DEVIDO PROCESSO LEGAL 19

23 – CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS.................................................................................................21

1. Introdução

A trama se passa na pequena cidade de Taperoá em Paraíba, onde é narrada a trajetória dos sertanejos João Grilo vive à margem da sociedade e usa de malícia para melhorar a sua situação de miséria, e outro Chicó, ele conta história para se engrandecer, tal qual como o João, partilha das mesmas necessidades, juntos vão trapaceando seus patrões (Eurico, o padeiro avarento e Dora a sua mulher).

O Padre João e Bispo colocam os seus interesses acima da Igreja. Major Antônio de Morais, o fazendeiro rico faz as suas próprias leis e até explora a ignorância do temido cangaceiro de nome Severino, onde a palavra empenhada tinha valor de caráter.

A situação econômica precária dos protagonistas (João Grilo e Chicó) e com a morte anunciada pelo cangaceiro, todos foram para o julgamento menos Chicó, que se salvou com a misericórdia de Maria (interpretada por Fernanda Montenegro).

Entre o bem e o mal eles tiveram a sua sentença, mas, João Grilo, conta com a intervenção da Compadecida, a advogada junto a Jesus Cristo, que lhe deu uma segunda chance.

De volta à vida na terra, João Grilo, induziu o casamento de Rosinha com Chicó por causa de uma porca cheia de dinheiro, presente da avó de Rosinha, para quando se casasse, porém, a mesma havia dinheiro, mas estava desatualizado, o Major Antônia de Morais, irritado porque não pode cobrar o contrato que Chicó devia, após o casamento ela foi deserdada, João Grilo, Chicó e Rosinha fugiram para começarem uma nova vida.

2. Enterro da cachorra em Latim (contrato imoral)

A mulher do padeiro só nutria amor pela sua cachorra de estimação que ficou doente, ela ordena que Chicó e João Grilo falem com o Padre João para benzê-la, com a negativa do Padre, por duas vezes, João Grilo, infringiu o Art. 171 Caput do código penal que caracteriza crime de estelionato, na cena do filme O Auto da Compadecida, ele para conseguir que o Padre benzesse a cachorra mentiu dizendo que a moribunda era do Major Antônio Morais, o latifundiário intolerante e o Padre aceitou para não contrariar o Major, após a morte da cadela, a mulher do padeiro exige que o Padre enterre sua cachorra em latim, diante da negativa do Padre, João Grilo novamente inventou dizendo que a cadela além de devota e cristã tinha um testamento e que havia deixado três contos de rés para ele e sete contos de rés para o Bispo, então o Padre João fez o enterro.

3. Difamação

Difamar alguém é imputar-lhe um fato ofensivo a sua reputação, sendo verdade ou não. Fere a sua honra objetiva, ou seja, a imagem da pessoa perante a sociedade. Portanto, de acordo com o artigo 139 do código penal, é um crime contra a honra, aquele que comete este delito pode responder penalmente, com detenção de 03 meses a 01 ano e multa. Podendo responder também no âmbito civil, se a vítima ajuizar uma ação de indenização por danos morais, para reparar os danos sofridos, sua exposição.

Analisando o filme, a cena que aborda sobre este assunto ocorre quando João Grilo começa a difamar o padre para o Major Antônio de Morais, imputando-lhe um fato ofensivo a sua reputação, dizendo que o padre estava meio doido. O padre estava de um jeito que não respeitava mais ninguém e com mania de benzer tudo, ele foi mandar um recado para o padre e foi tratado muito mal apesar de quem era o patrão dele, o padeiro, chamou o padeiro de cachorro e apesar disso ia o benzê-lo. E a mania dele agora benze tudo e chamar as pessoas de cachorro. João Grilo cometeu um crime contra a honra do padre ao associa-lo falsamente a um fato, ferindo a sua honra objetiva, ou seja, a imagem do padre perante o Major. A partir do momento que o padre soubesse deste fato ele poderia ajuizar uma ação contra João Grilo, tanto no âmbito penal, como no âmbito civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com