Assédio Moral: Sofrimento E Humilhação.1
Ensaios: Assédio Moral: Sofrimento E Humilhação.1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Faju • 4/5/2014 • 4.209 Palavras (17 Páginas) • 504 Visualizações
Visão geral
Apresentação da disciplina:
Tópicos especiais abordados no semestre e trabalhados por meio de fórum de debates.
Objetivos:
Geral
Compreender de forma integrada os conteúdos trabalhados no semestre em temáticas que abordem os mesmos na atualidade.
Específicos
Proporcionar aos alunos, o contato com temas atuais relacionados às disciplinas trabalhadas no semestre;
Buscar desenvolver o conhecimento teórico e prático acerca dos conteúdos.
Reforçar os conteúdos apresentados no semestre – Seminário IV
Conteúdo Programático:
No decorrer da disciplina, serão trabalhados tópicos especiais relacionados as disciplinas de: PROCESSOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.
Avaliação Prevista:
O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e webaula da disciplina.
UNIDADE 01
Web aula 01
Assédio moral: sofrimento e humilhação.1
Você sabe o que é assédio? Seria toda e qualquer insistência impertinente junto de alguém com perguntas, comentários, pretensões, propostas. Assim, assediador cerca o seu alvo com a finalidade de alcançar objetivos mesquinhos, por meios espúrios. Chato, não? Você já passou por uma situação desta?
Se já passou, sabe bem o que estou querendo dizer, senão passou, imagina como a situação é desagradável.
O assediador está muitas vezes numa situação de privilégio em relação aquele que pretende assediar, e faz uso de sua posição superior hierárquica para assediar. Além do mais, o assédio não é algo evidente e perceptível aos olhos de todos, por isso se trata de um ilícito silente (em silêncio).
Esta web aula, então, pretende indagar sobre este ilícito nas relações de trabalho, ou seja, sobre o assédio moral.
A partir de agora, o nosso estudo direciona-se para o entendimento acerca deste conceito, ao conhecer a proteção jurídica ao trabalhador que sofre o assédio no seu ambiente de trabalho.
Convido você, futuro administrador (a), a iniciar esta jornada, a fim de conhecer este fenômeno que tem, infelizmente, se instalado nas empresas de grande e pequeno porte no país.
Vamos lá...
Entende-se por assédio moral, ocorrido no local de trabalho, toda e qualquer conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos e escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa ou por em perigo seu emprego, degredando o ambiente de trabalho (NETO DALLEGRAVE, 2008).
Clara a definição de assédio, não é? Você já sofreu algo parecido? Dê uma olhada na imagem ao lado, bem como na imagem acima, ambas ilustram o assédio moral.
Na prática, são quatro as principais formas de assédio moral (NETO DALLEGRAVE, 2008): a) provocação do isolamento da vítima no ambiente de trabalho; b) cumprimento rigoroso do trabalho como pretexto de maltratar psicologicamente a vítima; c) referências indiretas negativas à intimidade da vítima; d) ausência de justificativa (gratuidade) para discriminar negativamente a vítima.
Será que o assédio se limita às práticas acima? Penso que não.
Para Márcia Novaes Guedes (2003), assédio moral significa todos aqueles atos e comportamentos provindos do patrão, gerente ou superior hierárquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO: ELAS SÃO EXEMPLOS DE ASSÉDIO:
Portanto, podemos inferir juntos que o assédio agrega dois elementos essenciais: abuso do poder e a manipulação perversa.
Assim, o assédio moral é a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções (NETO DALLEGRAVE, 2008).
Você já chegou a perceber nitidamente um colega seu de trabalho sofrer assédio moral? Você pode até ter convivido com este problema, mas talvez não tenha sido perceptível, pois o assédio geralmente escapa à nossa atenção.
O que acontece na realidade é que muitas vezes a vítima encara o fato como uma simples brincadeira e, assim, o assédio acaba se instalando de maneira imperceptível. É na repetição dos vexames, das humilhações, que a violência vai se mostrando demolidora e se não houver interferência no sentido de sanar o problema, o assédio evolui ao ponto de destruir o psíquico da pessoa. Se a vítima reage e tenta se libertar da hostilidade, o assédio pode até se transformar em violência declarada.
Então, caro aluno, o objetivo do assédio é justamente desestabilizar a vítima, expondo o assediado a situações incômodas e humilhantes, tais como na imagem ao lado.
Agora, você acha que alguém que se sente discriminado no ambiente de trabalho, que sofre vexames e humilhações contínuas, é perseguido e maltratado por colegas, ou tratado com rigor excessivo pelo superior hierárquico, conseguirá manter a sua integridade física e psicológica?
Obviamente que não. Há um prejuízo moral enorme da vítima, de ordem psíquico-emocional, decorrente do ato malicioso e doloso do agente. Esse abalo moral que interfere na saúde do trabalhador
...