Atividade Individual - Ética e Sustentabilidade
Por: desespero. • 26/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Responsabilidade Ética e Social VBN
Março/2022
[pic 4]
[pic 5]
Elaborado por: Ingrid Lais da Silva Caetano
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0222-2_2
Tópicos desenvolvidos
- Apresentação e objetivo.
- Desenvolvimento.
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos.
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade.
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
- Considerações finais e recomendações.
- Referências bibliográficas.
Apresentação e objetivo
A responsabilidade socioambiental e emrpresarial é um conjunto de ações e compromissos que as empresas devem possuir com o meio em que estão inseridas. Atualmente o merdado não deve fornecer apenas preço e cumprimento da legislação, as empresas devem valorizar ações que minimizem os problemas sociais e ambientais, pautadas sempre no triple bottom line ou tripé da sustentabilidade, que pauta as dimensões econômica, ambiental e social, sempre com ética e moral. Segundo Busch e Ribeiro (2009) A responsabilidade social empresarial tem se tornado tema debatido e propagado pela mídia global e brasileira e adquirido importância nas estratégias de negócios de uma empresa.
Ao dotar ações e principios éticos a organização acaba por fortalecer a marca e e reputação da empresa, podendo se tornar um exemplo a ser seguido.
Sendo assim a proposta elaborada tem como objetivo viabilizar as mudanças que devem ser seguidas e implantadas pela VBN, a proposta identifica quais os possives desafios e obstaculos a serem enfrentados na aplicação do modelo de responsabilidade socioambiental, os efeitos e impactos de ações empresariais antieticas, ações corretivas e preventivas e o mais importante que são as ações estrategicas e soluções que a empresa podera implementar para carantir a ética e responsabilidade com os direitos de cada colaborador e cliente.
Ao fazer uma breve análise na empresa VBN, foi possivel constatar que atualmente a organização tem focado no desenvolvimento financeiro, entretante tem demonstrado grande interesse em adotar medidas responsaveis em relação a etica empresarial e responsabilidade social e embiental.
Desenvolvimento
Atualemnte a procura por empresas sustentaveis vem aumentando e a sociedade espera cada vez mais que as empresas apresentem mais do que apenas qualidade, preço e cumprimento da legislação, os consumidores passaram a valorizar as empresas que ajudam nas causas sociais e a minimizar os problemas ambientais da atualidade. A sustentabilidade é um assunto que está sendo amplamente discutido no meio empresarial e de consumidores.
As empresas têm corresponsabilidade na solução de problemas socioambientais, tendo o poder político e habilidades de mobilizar recursos financeiros e tecnológicos para desenvolverem ações que possam ser replicadas por outros atores sociais (BUSCH; RIBEIRO, 2009 apud YOUNG, 2004).
A VBN é uma empresa Brasileira do ramo de telecomunicações com atuação em grande parte dos estados brasileiros. A empresa tem como missão desenvolver soluções eficazes e criativas, com base em produtos e serviçõs que proporcionenm um atendimento personalizado e de qualidade, como visão a VBN visa ser lider no mercado de teleserviço, oferecendo soluções eficazes aos seus clientes e os valores não o comprometimento, excelência e ética.
A VBN nos apresentou o interesse de mudança e assumiu o compromisso de implementar uma proposta com as ações estratégicas que venham a promover a responsabilidade socioambiental e ética para com os colaboradores, clientes e acionistas.
Para attender o desafio apresentado pela VBN o relatorio abordara os seguintes temas:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade.
- soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
Para iniciar o processo e análise e implantação na empresa VBN, é preciso que primeiro sejá implementado o programa de integridade, que é a adoção de práticas e atitudes que são capazes de evitar fraudes, corrupção, erregularidades e detectar possiveis erros dentro da empresa. Desenvolver e implementar o programa de integridade na empresa é um papel do compliance.
Sendo assim o primeiro passo a é criação do setor de compliance da empresa, sendo esse o responsavel por fazer com que seja seguido todas as obrigações e responsabilidade, assim como as regras e regulamentos internos, atingindo os padrões necessarios.
Em conjunto com a implantação do compliance se faz necessario tambem a criação de um manual de ética e conduta. O manual de ética e conduta deve abrangir todo o escopo de trabalho da VPN, independente do nivel hierarquico e todos que mantenham um relacionamento com a empresa, mesmo que indiretamente.
É importante resaltar tambem que no manual de ética e conduta deve conter tambem as ideias e ações da organização em relação ao compromisso com o future, pautando seus deveres referente ao tripe da sustentabilidade, que são sociais, ambientais e financeiros.
Para que ocorra a criação do compliance e a implementação do plano de integridade se faz necessario algumas ações, que são:
- Engajar colaboradores – Mostrar de forma clara quais os beneficios serão proporcionados para a empresa;
- Desenvolver o Código de ética e conduta – Adoção de políticas anticorrupção;
- Levantamento da situação atual da empresa – Levantar o historico de fraudes (se aplicavel), cadastro de fornecedores, relacionamento commercial e áreas de maior risco;
- Iniciar o plano de implementação – Exigencias administrativas com normas e políticas bem definidas;
- Implementar canais de comunicação – Telefone e e-mail para denuncias anônimas;
- Elaborar formas de monitoramento – etapa fundamental para a identificação de falhas no processo e avaliação da efetividade do programa.
Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos.
...