Atividade Reflexiva Educação Física Licenciatura
Por: Aline Marques • 8/5/2021 • Resenha • 745 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Nome: Aline Cristina Marques
RGM: 20728735
Tutor: Dr. Edenilson P. da Silva Junior
Disciplina: Prática de ensino em Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental
Atividade Reflexiva – Unidade II
Tema: Brincadeiras na Educação Infantil
Objetivos Gerais e de aprendizados:
Fazendo com que elas aprendam brincando, nessa parte envolver todos da sala como uma equipe e incluído aquelas crianças de inclusão.
Sendo assim, tornando divertida a aula de Educação Física, fazendo com que as crianças se despertam o interesse em atividade física desde pequenas.
Será desenvolvido de forma simples e trabalhar o lado lúdico das brincadeiras e jogos, sendo que são recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Ritmo, equilíbrio
- Organização temporal
- Desenvolver a linguagem como forma de comunicação.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Trabalho em grupo
- Inclusão
Desenvolvimento:
Serão executadas 4 brincadeiras nas devidas faixa etária escolhida e relacionada a cima em cada aula, todas as crianças terão ajudas dos professores para executar cada uma delas.
- Corrida do Saci
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.
Execução: O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.
Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.
- Pega-pega
Execução: um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador.
Corrente: quando for pego o aluno deverá dar a mão ao pegador e ajudará a pegar e assim sucessivamente, sendo que somente o aluno da ponta com um braço livre pode pegar, vence quem ficar por último a ser pego.
- Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente. A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
- Sapos em Fila
Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção
...