Atividade de análise do comportamento
Por: Sarah Beatriz • 7/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 472 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PREG
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS[pic 1]
CURSO: PSICOLOGIA
PROFESSORA: Me. HADASSA LOURENÇO PINHEIRO SANTIAGO
DISCIPLINA: Análise do Comportamento I
3º Período SEMESTRE:2021.1
ATIVIDADE ASSÍNCRONA 3.1
Aprendizagem pelas consequências: o reforço
Não aprendemos quando fazemos. Aprendemos quando aquilo que fazemos produz consequências reforçadoras. Os experimentos realizados por Skinner apontam que o reforço aumenta a probabilidade de um comportamento, bem como a sua suspensão (extinção) diminui sua probabilidade de ocorrência. Nesta atividade você conhecerá um pouco mais sobre o reforço, a extinção e a aquisição (aprendizagem) de novos comportamentos. Os princípios do reforço e da extinção estão na base da aprendizagem, é importante conhecê-los bem para compreender por que os indivíduos fazem o que fazem e como aprendem a fazê-lo. Comportamentos operantes são sensíveis as consequências, regulados e mantidos por elas. Saber identificar estas conseqüências é saber por que os indivíduos se comportam.
ATENÇÃO: não retire as questões da ordem; você pode excluir as linhas ou outros elementos que dificultem a formatação das respostas. Nas questões de lacunas, use alguma função para destacar sua resposta, por exemplo: negrito, caixa alta, itálico ou cor diferente das perguntas.
Roteiro de estudos:
1. Leia o(s) texto(s) referente(s) ao assunto.
Questões para orientar a leitura:
- O que é aprendizagem operante? Por que o psicólogo deve saber sobre este assunto?
Aprendizagem operante é qualquer mudança duradoura na maneira como os organismos respondem ao ambiente. É importante que o psicólogo conheça os princípios subjacentes à aprendizagem para compreender por que os indivíduos fazem o que fazem, como aprendem a fazê-lo e assim poder analisar as contingências comportamentais do paciente, e orientá-lo em caso da necessidade de modificação.
2. Que tipo de comportamento você está estudando neste texto: comportamento respondente ou comportamento operante? Comportamento operante.
3. Qual a definição de comportamento operante?
Classificamos como operante o comportamento que produz consequências que se constituem em alterações no ambiente e cuja probabilidade de ocorrência futura é afetada por tais consequências.
4. Dê cinco exemplos de comportamentos que produzem consequências, especificando o comportamento e a conseqüência por ele produzida.
Comportamento → Consequência
Chorar → receber atenção
Tocar flauta → emitir som
Dirigir alcoolizado → provocar um acidente
Estudar para a prova → Tirar uma boa nota
Postar foto em rede social → receber comentários
5. Complete adequadamente as lacunas:
a. O efeito que o reforço tem sobre o comportamento é de aumentar sua frequência.
b. O diagrama que melhor descreve o comportamento operante é R→C.
c. Sempre que estuda, Joaquim obtém boas notas, além de elogios e admiração por parte dos pais, colegas e professores. De acordo com o paradigma operante, é provável que aumente a probabilidade de Joaquim estudar.
d. O procedimento de extinção operante consiste na suspensão da conseqüência reforçadora.
e. Para que o reforço seja efetivo, ele deve ocorrer imediatamente após a resposta.
f. Cada vez que Marquinhos faz um escândalo, grita e chora pedindo danoninho no supermercado, sua mãe atende seus pedidos e compra o danoninho. De acordo com o paradigma operante, é provável que aumente a resposta de Marquinhos fazer birra.
g. No início do processo de extinção verificamos um aumento da frequência da resposta.
h. Quando reforçamos e em seguida extinguimos comportamentos que se aproximam de um comportamento alvo, chamamos esta técnica de modelagem.
i. O comportamento operante é aquele que altera ou produz mudanças no ambiente e é sensível a elas.
6. Como as consequências do comportamento podem afetá-lo? Fale do reforço e da extinção. Exemplifique sua resposta.
As consequências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras, determinando se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, se ocorrerão com maior ou menor frequência. Assim, podemos: manipular consequências dos comportamentos para compreendermos melhor como a interações comportamento (resposta)-consequência (R C) se dá; se os comportamentos das pessoas são controlados por suas consequências, isso significa que podemos modificar os comportamentos das pessoas programando consequências especiais para seus comportamentos. Algumas ferramentas que podem ser usadas para se atingir o comportamento desejado são: a) o reforço, que aumenta a probabilidade da pessoa[pic 2]
repetir o comportamento no futuro, seja por reforçamento positivo ou negativo, b) extinção, consiste na interrupção de qualquer reforçamento (seja positivo ou negativo) que vinha mantendo um dado comportamento. Quando o reforçamento é retirado, a frequência do comportamento diminui.
Para exemplificar observaremos a seguinte situação: Pedro, ao chegar da escola, faz birra (comportamento) para assistir tv e os pais permitiram que ele ligue o aparelho (reforço positivo), depois de um tempo esse comportamento se tornou mais frequente. Um belo dia, ele aperta o botão e nada acontece. A primeira coisa que ele faz é começar a apertar insistentemente. Sem reforço, ele checa a pilha, olha o aparelho de tevê, chama a mãe e assim por diante. Por fim ele joga o controle no chão, xinga, chuta a tv e sai lamuriando e suas tentativas de ligar a tv cessam (extinção), procurando outra atividade para se entreter.
...