Atividades Aquaticas
Artigos Científicos: Atividades Aquaticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gcgc • 19/8/2014 • 412 Palavras (2 Páginas) • 606 Visualizações
Descrição sobre as modalidades da questão 1
Remo:
O remo como desporto surgiu por volta do ano 1700, em Inglaterra, com as regatas no rio Tamisa, onde eram utilizadas barcaças compridas. A prova, idealizada por um actor irlandês, tem, ainda hoje em dia, um trajecto entre a Ponte de Londres e Chelsea. No entanto, antes de se transformar em desporto, o remo servia para deslocações, transporte e, até, para guerras.
O remo é um desporto que utiliza grande parte dos grupos musculares do corpo, nomeadamente pernas, abdominais, peito, costas e braços.
Canoagem:
A canoagem é um desporto que tanto se disputa em águas tranquilas como bravias e há dois tipos de embarcação, a cano e o caiaque.
As primeiras canoas surgiram na América do Norte e eram utilizadas pelos índios do Canadá, que chamavam pirogas às suas embarcações, abertas em cima e revestidas com pele de animais, as quais utilizavam para se deslocarem ao longo dos rios. As canoas eram troncos esventrados e afiados à frente para cortar a água. Também os esquimós utilizavam umas embarcações fechadas, feitas com osso de baleia e pele de foca. As primeiras deram origem às canoas do tipo canadiano e as segundas aos caiaques, ambas utilizadas actualmente em competição.
Natação:
Sabe-se que na pré-história, o homem já nadava, ou com finalidades utilitárias para recolher alimento, ou em momentos de outras necessidades, como por exemplo, para fugir de um perigo em terra lançava-se na água.
Na localidade de Mahenjoara (Índia) existiram piscinas com aquecimento, da mesma forma que baixos-relevos assírios retratam estilos: rudimentares da “braçada clássica”, utilizada por soldados no Eufrates. No Egipto Antigo, na educação das crianças nobres, tem-se o conhecimento que haviam professores de natação.
Pólo aquático:
O pólo aquático é um desporto colectivo, semelhante no princípio básico do futebol e andebol, mas praticado dentro de piscinas.
O jogo foi oficialmente inventado em fins do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao pólo aquático praticados desde o início do século XVIII.
Cada equipa é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes), e a quadra do jogo é uma piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento – distância entre os dois golos –, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. A baliza é de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
A bola tem entre 400 e 450 gramas, e diâmetro entre 68 e 71 centímetros. A excepção do guarda-redes, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
...