Atlantes
Dissertações: Atlantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio.xavier • 20/3/2013 • 2.782 Palavras (12 Páginas) • 639 Visualizações
PROJETO DE INTEGRADOR I
RESUMO
Este Projeto Integrador tem como base o estudo logístico do Terminal Atlantis cujo foco principal da empresa é a movimentação e armazenagem de contêineres vazios no porto de
Santos.
Demonstraremos a importância do container na Atlantis bem como no transporte em geral e obviamente para a cidade de Santos.
Palavras-Chave: Máximo de 5, separadas por ponto e vírgula.
Lista de Figuras
FIGURA 1: Terminal da Atlantis Rio de Janeiro..........................................11
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................................4,5
2.HISTORICO DA EMPRESA..........................................................................................6,7
3.METODOLGIA DA PESQUISA......................................................................................8
4.PLANEJAMENTO ESTRATEGICO................................................................................9
4.1 LOGISTICA EMPRESARIAL..............................................................................9,10
4.2 VALORES E CONDUTA ETICA............................................................................10
4.3 MODELO ORGANIZACIONAL..............................................................................10
4.3.1 ESTRUTURA LOGISTICA..............................................................................10,11
4.4 CONTROLE CONTABIL DE CUSTOS..............................................................11,12
4.5.MODELOS ESTATISTICOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE DESEMPENHO..................................................................................................................12
4.6. ATUAÇÃO NO CENARIO ECONOMICO NACIONAL E INTERNACIONAL........................................................................................................12,13
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES............................................................................14
6. CONCLUSÕES................................................................................................................15
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA...................................................................................16
1. INTRODUÇÃO
O contêiner tem papel principal neste cenário, já que cargas contêinerizadas representam cerca de 31% da movimentação total de cargas de longo curso, conforme informa a Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ). A realocação de contêineres vazios oscila entre 20% e 30% aproximadamente da movimentação total de contêineres. Entretanto, os custos de movimentação de contêineres vazios representam, em média, 3% a 4% da receita total recolhida no horizonte de planejamento.
O aumento da utilização de contêineres tem sido um dos principais fatores de estímulo ao transporte intermodal de cargas em todo o mundo. Através de sua utilização, a carga sai de sua origem e segue até seu destino final, podendo utilizar diferentes modais de transporte sem precisar ser manuseada ou fracionada. O uso do contêiner aumenta a eficiência no transbordo de carga, reduzindo o tempo gasto para a troca de modais de transporte.
Mas apenas o seu uso não é suficiente para que haja eficiência nos terminais intermodais. Uma questão que vem sendo bastante questionada, tanto no Brasil quanto em portos internacionais, diz respeito à qualidade dos acessos aos terminais de carga, especialmente portos e terminais ferroviários.
Os terminais portuários mudaram radicalmente após o surgimento dos contêineres, incluindo a introdução de equipamento especializado para sua manipulação, alterações na área de armazenamento e nos métodos de estocagem (técnicas de empilhamento). A padronização dos contêineres permitiu também a expansão de sistemas de transporte intermodal, ou seja, a carga acondicionada em contêineres pode ser transportada por múltiplas vias (rodoviária, ferroviária ou naval), com maior facilidade, devido a seu formato e dimensões padronizadas (Crainic, Gendreau e Dejax, 1993).
A empresa adotada para o estudo de caso já está objetivando há mais de 16 anos um atendimento eficaz e a agilidade aos seus mais diversos clientes, a Atlantis Terminais vem ganhando sua posição no mercado de trabalho portuário, disponibilizando tarifas e prazos diferenciados.
Estrategicamente localizada nos terminais de Santos, Rio de Janeiro, Navegantes e Paranaguá, a Atlantis Terminais oferece serviços de: recebimento e entrega de contêineres vazios, inspeção, limpeza e lavagem, reparos de contêineres pelo critério IICL, armazenamento e monitoramento, inspeção de contêineres refrigerados, transportes de contêineres e envio diário das movimentações para seus clientes.
Em setembro de 2002 a Atlantis Terminais recebeu a certificação ISO-9001:2000, assegurado pela certificadora SGS ICS Certificadora Ltda e desde então mantêm rígido controle de seus processos garantindo a qualidade nos serviços prestados aos clientes.
Com o aumento do volume nas atividades de movimentação de contêineres, a Atlantis Terminais efetuou a contratação de mais de 50 funcionários visando à eficiência das operações e a capacidade de executar atividades operacionais com mais agilidade, possibilitando assim a plena satisfação de seus clientes.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
Em
...