Atletismo - história, records e etc
Por: davidpaulo • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 443 Visualizações
Introdução
Neste trabalho vamos abordar a modalidade de corrida de estafetas. Temos como principal objetivo analisar as técnicas envolventes desta modalidade, vamos abordar também, um pouco da história, os recordes e as disciplinas. Tentaremos ser concisos mas sem deixar de abordar os aspetos essenciais da modalidade.
Um pouco de história…
Esta modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1912 para os homens em ambas as disciplinas, para as mulheres 4x100m foi introduzido em 1928 e a estafeta de 4x400m foram introduzidas apenas em 1972.
Na antiguidade pensasse que a modalidade de uma maneira rústica começou pelos aborígenes, as mensagens eram transmitidas entre povos que se separavam por vários quilómetros estes como tinham de percorrer grandes distâncias até conseguir fazer chegar determinada mensagem utilizavam mais de que um mensageiro.
Distâncias olímpicas
As distâncias olímpicas atualmente são compreendidas nos 4x100m e 4x400m tanto para masculinos como para femininos.
Recordes
Os recordes do mundo têm vindo a ser cada vez mais reduzidos.
O recorde do mundo dos 4x100m masculino ficou estabelecido aos 36,84seg pela Jamaica, dos 4x100m feminino foi pelos EUA em 40,82seg, dos 4x400m masculino também foi pelos EUA aos 2:54:29 por fim a marca dos 4x400m feminino ficou pelos 3.15.17 pela antiga União Soviética.
Várias Fases
- Preparação - transmissor deve manter a velocidade máxima; receptor deve colocar-se em posição de partida e partir no momento exacto.
- Aceleração - receptor acelera de uma forma controlada; transmissor tenta manter a velocidade máxima e dá com precisão a voz de comando correcta.
- Transmissão do testemunho - entregar o testemunho com rapidez e segurança.
Técnicas de Transmissão
- Técnica Ascendente - esta transmissão é feita através da extensão da mão do atleta receptor, para trás, ao nível da bacia. Posteriormente o testemunho é colocado, pelo atleta transmissor, entre o polegar e o indicador da mão, do atleta receptor, num movimento contínuo e ascendente.
- Técnica Descendente - Neste caso, a transmissão dá-se no momento da colocação em extensão, horizontal, da mão do receptor com a palma virada para cima. O testemunho segue um movimento descendente de encontro à palma da mão.
Para uma correta realização das técnicas, ou seja, com os braços em extensão e com ambos os atletas a uma velocidade optimizada, o ideal é manter uma distância de dois metros entre os atletas.
Tipo de Transmissão
- Por dentro/interior: o transmissor corre de fora para dentro. O testemunho é entregue com a mão direita e é recebido com a esquerda (interior). Cada atleta, excepto o atleta que inicia e termina a corrida, é obrigado a trocar o testemunho da mão esquerda para a direita.
- Por fora/exterior: o transmissor corre de dentro para fora. O testemunho é entregue com a mão esquerda e é recebido com a direita (exterior). Cada atleta, excepto o atleta que inicia e termina a corrida, é obrigado a trocar o testemunho da mão direita para a esquerda.
- Frankfurt, combinada ou mista: o atleta que inicia a corrida e entrega com a mão direita (corre por dentro), o 2º atleta recebe com esquerda e entrega com a esquerda (corre por fora), o 3º atleta recebe e entrega com a direita (corre por dentro) e o último atleta recebe com a mão esquerda e corre até à meta (por fora).
Meios de Treinos e Técnicas de Aprendizagem
- Em posição sentada ou em pé;
- Enquanto caminha (distância ao companheiro igual ao comprimento do membro superior);
- Em corrida a trote;
- Em velocidade submáxima. A mesma distância entre os companheiros com variantes: em linha recta; da curva para a recta à volta da pista; da recta para a curva á volta da pista;
- Em velocidade submáxima. O atleta recetor começa a correr sem marcas de orientação (só pela observação da velocidade do atleta transmissor) e recebe o testemunho dentro duma área restrita;
- À velocidade máxima O atleta recetor começa a correr sem marcas de orientação (só pela observação da velocidade do atleta transmissor);
- Completa mas com distâncias mais pequenas em relação às distâncias da competição (exemplo: 4x50 m.; 8x50 m.);
- Completa com a distância da competição;
- Ilimitada (exemplo: 9 corredores correndo 50 metros em cada volta).
NOTA: sugere-se que em cada unidade de treino se realizem 8/10 transmissões por par de atleta.
Curiosidades
- Nos Jogos Olímpicos de 2012 Londres, o Usain Bolt depois de bater o record mundial de 4x100 metros estafetas quis ficar com o testemunho como recordação mas os juízes/organização não permitiam. Só mais tarde, depois da confirmação dos resultados, cederam ao pedido de Bolt (mas fora das luzes das câmaras).
- Nos Mundiais de atletismo para deficientes (pessoas com necessidades especiais) em Assen na Holanda, a equipa de cegos de estafetas 4x100 metros conquistou a primeira medalha para Portugal na disciplina.
...