TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Logistica

Monografias: Atps De Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

Conceito de Planejamento e Controle de Produçao

Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi planejado no tempo certo e a quantidade e com os recursos corretos. PCP trata dados de varias áreas, transformando em informações, supervisiona a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade encomendada.

O planejamento estará concluído quando forem respondidas as seguintes questões:

* O que produzir? - Determinação do produto a ser feito.

* Quanto produzir? - Quantificação da produção.

* Com que produzir? - Definição do material a ser usado.

* Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer).

* Onde produzir? - Especificação dos equipamentos.

* Com quem produzir? - Quantificação da mão de obra.

* Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução.

Apos a configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento chamado "plano mestre de produção" (PMP), que é a diretriz de produção.

O PCP, no planejamento, deve obedecer a uma sequência na obtenção de suas metas. As etapas são:

* Receber previsão de vendas da área comercial, expressando intervenção de vendas por produto em um determinado período (consumo).

* Verificar nível de estoque atual (estoque inicial).

* Quantificar nível desejável de estoque futuro, definindo a quantidade que ficará estocada após cumprir a demanda prevista (estoque final).

* Quantificar a produção a ser cumprida, que então passa a constituir-se na meta de produção do período.

* Verificar o estoque de matéria-prima e os insumos diversos, determinando itens a serem adquiridos pelo setor de suprimentos, necessários para a obtenção da meta de produção estabelecida.

* Calcular, em função do nível de produção e das horas previstas de trabalho, a necessidade de equipamento e de mão de obra ou, ainda, em função dos equipamentos disponíveis, calcular as horas de trabalho necessárias ao entendimento do plano de produção.

* Definir prazo para início e término da produção quantificada.

O prazo de vendas é fundamental para a indústria definir o total a ser produzido num determinado tempo a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão de obra e equipamentos. O processo é realizado pela empresa e visa conceder, as metas de vendas a serem alcançadas no futuro, adotando critérios estatísticos na determinação e unindo informações sobre a tendência do mercado.

Após escolher os tipos de produtos a serem fabricados, e escolher o tipo de produção, definir a quantidade a ser fabricada e especificar o material a ser utilizado e de quantificar os insumos, após definir o processo que consiste na escolha da sequência de operações e dos tipos de equipamentos que vão ser utilizados.

A próxima etapa volta-se ao aprazamento e define o prazo necessário para a conclusão da tarefa, com o tempo previsto de início e de fim. Permite prever a data em que o trabalho será concluído.

Ao iniciar a execução, seguindo o plano traçado, é chegado o momento de começar também a fase de controle, Controlando todo o processo e checando cada etapa. Medir o desempenho, identificar desvios no planejamento, localizar erros que logo ocorram e direcionar um plano de correções.

O controle exige acompanhamento do volume produzido e dos recursos utilizados na produção - seja máquina, tempo, homem ou matéria-prima-, medindo índices de ocupação, ociosidade, consumo, perda etc.

Anotar todos os dados da produção em mapas ou relatórios apropriados, ficando registrada a quantidade entregue à expedição, as perdas ocorridas, o número de pessoas envolvidas, as horas trabalhadas (por pessoas e máquinas), o material utilizado etc. Na fase de controle, há o acompanhamento do que foi determinado na fase de planejamento, observando se a execução está em concordância com o planejado.

Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

Programação mestra da produção (PMP): trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

Programação detalhada da produção (PDP): é a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com