Atps De Pericia Contabil
Trabalho Universitário: Atps De Pericia Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: APCOSTA • 7/4/2014 • 2.853 Palavras (12 Páginas) • 484 Visualizações
Introdução
Seja pela globalização da economia, seja dos mercados, a necessidade do conhecimento do profissional para o século XXI, ajustou a visão distorcida do especialista puro, exigindo que o homem tenha conhecimentos sobre todas as áreas que afetam sua especialidade.
Neste sentido, a Contabilidade, sendo uma ciência social, requer do Contador conhecimentos gerais – diferente da expressão conhecimento profundo – de todas as ciências que se inter-relacionam, traduzindo-se em necessário domínio da matemática, especialmente a financeira, de noções de economia, direito, lógica e outras.
O Contador deve fazer parte desse mundo novo, pesquisando, atualizando-se e sendo competente e ético com seus clientes na sociedade em geral.
1 – Conceito Pericia Contábil:
A expressão Perícia advém do Latim: Peritia, que em seu sentido próprio significa Conhecimento (adquirido pela experiência), bem como Experiência. Aplica-se a Perícia, por incumbência direta ou indireta dos interessados, para que este examine, refira e opine com relação à matéria.
Podemos definir perícia contábil como sendo a busca ou a construção de uma verdade sobre determinado fato, aspecto, coisa ou situação, por meio de procedimentos técnicos e científicos, sob responsabilidades de profissionais com formação superior em Contabilidade, com a finalidade de levar à instância decisória elementos de prova necessários à subsidiar justa solução do litígio sob questão.
Invariavelmente, em qualquer demanda judicial proposta, pelo menos em teses, sempre estarão presentes três espécies de verdade: a) a verdade na visão do autor, devidamente fundamentada pelo patrono; b) a verdade na visão do réu, que contesta as alegações do primeiro e tenta redirecionar os fatos em caminhos divergentes e, c) a verdade verdadeira, ou seja, aquela que deverá prevalecer por ocasião da decisão judicial; resultando aqui, portanto, a importância do Laudo Perecicial, documento por meio do qual o perito designado se manifesta acerca dos trabalhos e conclusões que lhes foram conferidas.
Conceitualmente, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e ou parecer pericial contábil, elaborado em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, assim como pela legislação específica pertinente.
2- Metodologia usada em Pericia Contábil:
A metodologia utilizada dependerá sempre do objeto que será examinado. Ou seja, o curso do trabalho pericial será traçado de acordo com a matéria que se tem a examinar. Quando a matéria é parcial, limitada, examina-se o todo do objeto. Quando a matéria é muito ampla, sem possibilidades de proceder ao exame de seu todo, utiliza-se o método de amostragem. No entanto, este critério deve ser tido como excepcional.
O método da perícia é o analítico, de maior abrangência, porém com especificidade de escopo. Por esse motivo é necessário que:
• O objeto seja bem identificado;
• O trabalho seja planejado de forma competente;
• A execução deve ser baseada em evidências inequívocas, plenas e totalmente confiáveis;
• A conclusão deve ser emitida somente com absoluta segurança e com muita cautela;
• O laudo ou parecer deve ser redigido de forma clara, precisa e inequívoca.
3- Qualidades de um perito:
O profissional que executa a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades, que são suas qualidades. Entre elas estão:
1. Legal;
2. Profissional;
3. Ética;
4. Moral.
A capacidade legal é a que lhe conferem o título de bacharel em Ciências Contábeis (e equiparados) e o registro no Conselho regional de Contabilidade.
A capacidade profissional é caracterizada por:
1. Conhecimento teórico da contabilidade;
2. Conhecimento prático das tecnologias contábeis.
3. Experiências em pericias;
4. Perseverança;
5. Sagacidade;
6. Conhecimento geral de ciências afins à Contabilidade;
7. Índole criativa e intuitiva.
A capacidade ética é a que estabelece o Código de Ética Profissional do Contador e a Norma do Conselho Federal de Contabilidade.
A capacidade moral é a que se estriba na virtude das atitudes pessoais do profissional.
O exercício da perícia contábil depende de formação superior, de sólidos princípios e conhecimento prático razoável. O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade
4- Riscos encontrados na Pericia Contábil:
A realização bem-sucedida da prestação de um serviço requer a observação de procedimentos lógicos e coerentes na sua execução, com estabelecimento de parâmetros básicos e rotinas bem definidas. Isso não é diferente na execução de uma Perícia, pois, todos os profissionais, quando inseridos e atuantes em suas áreas, têm um só objetivo: fornecer um serviço eficiente e eficaz de maneira a atender aos seus usuários com qualidade e precisão.
O objetivo da perícia está circunscrito ao fato, característico e peculiar, que ocorre dentro de qualquer ciência, com a finalidade de estudar seus contornos, origem e reflexos, comunicando-os por meio de laudo. A perícia requer que seja feito um relato dos fatos encontrados e, considerando os conhecimentos do perito, que se apurem e se evidenciem as consequências dos referidos fatos, que poderiam estar omissos anteriormente. Assim, são característicos da perícia o aspecto descritivo, atestatório e objetivo.
Para que se consiga o objetivo citado acima, o Perito-Contador e o Perito-Contador
...