Atps De Quimica Etapa 1
Exames: Atps De Quimica Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucaspacini1 • 27/3/2015 • 734 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
RESUMO
Este trabalho representa a primeira etapa das atividades práticas complementares da disciplina de química, onde aborda os temas matéria, energia, transformações e substâncias. Têm como foco a importância da indústria do alumínio no Brasil, bem como sua forma de obtenção e produtos derivados à partir da sua matéria-prima – bauxita –, impactando positivamente na economia nacional.
Palavras-chave: Alumínio, Bauxita.
RESUME
This report represents the first step of the pratical complementary activities from the Chemistry discipline, where approach the themes material, energy, transformations and substances. Has as focus the importance of the aluminum industry in Brazil, as well as the means of obtaining and derivated products from its raw material – bauxite –, impacting positively in the national economy.
Key-words: Aluminum, bauxite.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. CARACTERÍSTICAS 6
3. MATÉRIA-PRIMA 6
3.1 MINERAÇÃO 6
3.2 REFINARIA 6
3.3 REDUÇÃO 6
4 UTILIZAÇÃO DO ALUMÍNIO 7
5 SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS 7
6 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
O alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre. Devido às suas propriedades mecânicas, físicas e químicas, é utilizado como matéria prima em uma gama de produtos, sendo estes desde embalagens à meios de transporte.
2. CARACTERÍSTICAS
O alumínio é um material leve, macio e resistente. Não é tóxico, não-magnético e não cria faíscas quando exposto ao atrito. Possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. É o segundo material mais maleável e o sexto mais dúctil, apto para mecanização e fundição, além de grande resistência à oxidação.
3. MATÉRIA-PRIMA
O alumínio é obtido à partir do mineral bauxita através de um processo divido em três etapas: mineração, refinaria e redução.
3.1 MINERAÇÃO
A bauxita é um minério que pode ser encontrado dentro de três principais grupos climáticos: o mediterrâneo, tropical e subtropical. Deve conter no mínimo 30% de óxido de alumínio – AL2O3 – aproveitável para que a produção seja economicamente viável. Em geral, é encontrado com 35% à 55% de óxido de alumínio na natureza. É necessário cinco toneladas de bauxita para se obter uma de alumínio.
As reservas brasileiras, além da ótima qualidade do minério, é a terceira maior do mundo.
3.2 REFINARIA
Após o processo de mineração, a bauxita passa pelo processo de refinaria, onde ela é dissolvida em soda cáustica e depois passa por uma filtração, obtendo-se assim um pó branco puro, chamado de alumina.
3.3 REDUÇÃO
Nesta etapa, a alumina passa por um processo de eletrólise. A passagem da corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula.
4 UTILIZAÇÃO DO ALUMÍNIO
As aplicações do alumínio estendem-se por diversos setores, conforme abaixo:
• Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizado
...