Atps Ergonomia
Ensaios: Atps Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denermoraes • 18/11/2013 • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 292 Visualizações
Avaliação ErgonômicaDesafio
Neste desafio, você terá de desenvolver um projeto para a reestruturação do posto de trabalho dos controladores de tráfego e logística de uma grande empresa de transporte. As situações reais do referido posto de trabalho serão apresentadas no decorrer das etapas desta atividade.
Etapa 2
Aula-tema: Ergonomia e Antropometria. Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho
Passo 1
Foi utilizado o site
https://docs.google.com/file/d/0B-6Z49f3LaJAOWYyYjc5OWYtNTFkNC00NDYzLThhYWUtODViYjBlOThmOGRi/edit?hl=en
para se tirar informações sobre a atual situação da empresa de transporte coletivo
Passo 2
Será elabora um relatório com a proposta comercial para a empresa de transporte coletivo, para que assim possa ser feito a adequações seguindo as boas praticas da Ergonomia e Antropometria.
Passo 3
Relatório 2 – Proposta Comercial Para a Empresa de Transportes
No postos de trabalho do controlador tem varias situações irregulares que podem prejudicar a segurança, o desempenho e principalmente a saúde e o bem estar.
Citaremos alguns problemas que foram considerados impróprios para o posto de trabalho:
Equipamentos em excesso como pranchetas, microfones, telefones, pasta de arquivos, também equipamentos muito antigos como telegrafo, radio, quadro de horário de almoço. Também notamos condições adversas do posto de trabalho como a falta de cadeira, ventilação, iluminação, mesa desproporcional a quantidade de objetos.
Para se resolver os problemas encontrados devera ser feito o controle de entrada, saída e parada dos veículos fazendo a substituição do sistema utilizado por tacografos instalado nos mesmo. A relação de turnos deve ser informatizada passando a utilizar um programa de computador para controlar dispensando e economizando o excesso de material em cima da mesa utilizado e também melhorando a organização.
A implantação de um ponto digital para controlar a entrada e saída de funcionários com a emissão de um relatório mensal de controle de horas, a realização de rotas já definidas para cada ônibus com a estimativa de tempo de saída e volta tendo assim a previsão de ônibus disponível também a confecção de uma planilha com o controle de manutenção preventiva dos ônibus para diminuir as quebras e poder assim saber os veículos na garagem que podem ser usados e evitando o trabalho excessivo de seus funcionários que prejudicaria a saúde deles.
Para a comunicação a ideia é ser realizada por telefones moveis facilitando que se possa comunicar o funcionário a qualquer lugar e não somente quando estiver perto do telefone fixo. Estipular horários de almoço diferentes para cada equipe para que assim sempre haja alguma equipe disponível.No posto de trabalho deve ter uma cadeira que permita uma melhor ergonomia ao operador e com ajuste para que cada um com ajustes conforme suas necessidades e o ambiente devem ser bem iluminados tanto com luminária como com iluminação natural e com uma ótima ventilação
Etapa 3
Passo 1
Leitura do estudo de caso: O controle no transporte coletivo que se encontra no seguinte endereço
https://docs.google.com/file/d/0B-6Z49f3LaJAYmM1MDQ1MGEtODEzNy00NzY4LThjMTQtNTIwY2NlNGMwZmU4/edit?hl=en
Passo 3
1-Quais são as principais causas do estresse no trabalho?
Ter que trabalhar sob pressão é a principal causa de estresse para 28% dos profissionais brasileiros, sondados em uma pesquisa do trabalhador com equipamentos que não funcionam e mau humor dos chefes e colegas também foram apontados como fatores de estresse.
Ter que trabalhar sob pressão: 28%
A falta de ferramentas adequadas de trabalho (computador ruim, cadeira desconfortável e etc.): 26%
Mau humor dos chefes ou dos colegas de trabalho: 22%
Trabalhar mais horas do que deveria: 10%
Ter um salário menor que o do colega: 10%
Outros motivos: 4%
2- Como ocorre a insatisfação dos trabalhadores?
INSEGURANÇA
Queda de produtividade e motivação. Esses fatores levam ao presenteísmo - quando o profissional está no escritório, porém seu rendimento é baixo -, pois a pessoa está mais preocupada com a manutenção do emprego do que com a qualidade do que faz.
SOBRECARGA DE TRABALHO
Nervosismo, irritabilidade e insônia. Uma bomba-relógio de estresse que desencadeia doenças cardíacas e gastrointestinais. Os danos para a saúde se refletem em baixa produtividade e falta de criatividade.
SENTIR-SE DESVALORIZADO
Baixa na autoestima e insatisfação com a empresa. Isso acontece quando você faz um ótimo trabalho e não recebe o devido reconhecimento.
CONFLITOS COM CHEFE OU COLEGAS
Isolamento, irritabilidade, estresse alto e depressão.
ESTAR NO CARGO OU EMPRESA ERRADA
Falta de significado no trabalho. Se os valores da empresa não batem com os seus, surge um conflito interno entre o que você gostaria de fazer e o que precisa fazer para garantir sua sobrevivência.
3-Como se pode aumentar a flexibilidade do trabalho?
A flexibilidade no trabalho, tanto de horários quanto de local, foi apontada como um dos fatores determinantes para aumentar a produtividade dos funcionários e a rentabilidade nas empresas. É isso que mostra a pesquisa realizada pela Regus, empresa belga fornecedora de soluções para ambientes corporativos, que coletou dados de mais de 16 mil executivos de 15 países diferentes, entre eles
...