Atps Planejamento E Gestão
Artigo: Atps Planejamento E Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vmuniz • 22/3/2015 • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 213 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
ACADÊMICOS:
EUZANA GOMES FARIA – RA 414377
MARJORIE CONCEÇAO ANJOS DA SILVA FEIJÓ – RA 406429
VÂNIA PENA MUNIZ - RA 422424
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROFESSORA: Ms ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
Macaé– RJ
08 DE NOVEMBRO DE 2014
Introdução
A proposta apresentada por esta atividade tem por finalidade trazer a pauta a dimensão do Serviço Social e as possibilidades de atuação e intervenção do Assistente Social.
Veremos que promover cidadania é o principal objetivo do Assistente Social e que a visão tradicional que tratava o Serviço Social como ajuda e caridade vem sendo substituída pela defesa dos direitos sociais, através da justiça, liberdade, inclusão, realizando assim a transformação social e conseqüentemente promovendo cidadania.
Será abordado também a relação entre o Serviço Social e as instituições presentes no mercado de trabalho e as possibilidades de atuação profissional do Assistente Social.
Mostraremos que o novo perfil do Assistente Social deve ser de um profissional capacitado, atualizado e disposto a enfrentar mudanças, visto que novos campos e possibilidades de atuação surgem a todo momento.
Justificativa
Este trabalho está sendo realizado como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social III e para elaboração desta atividade foi proposto ao grupo de estudos que se realizasse pesquisas e levantamentos que trouxessem à discussão as possibilidades de atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo.
.
A importância do Serviço Social na contemporaneidade e seus desafios
Ao longo de mais de 70 anos de existência no Brasil e no mundo, o Serviço Social vem ampliando sua atuação em todos os lugares onde se faça presente a questão social. Suas funções podem estar relacionadas a desenvolvimento de projetos, elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, supervisão, consultorias da gestão de políticas, programas e de serviços sociais e ainda na prestação de assessoramento a movimentos sociais, bem como trabalhar com ações estatais e privadas para atendimento de população carente.
A formação do Assistente Social tem cunho humanista, onde há comprometimento com os valores que trazem dignidade e respeito às pessoas em suas diferenças e potencial, sem discriminação. Suas ações baseiam-se na compreensão do projeto ético – político da profissão, no código de ética, bem como com seu compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. O Assistente Social desenvolve uma capacidade crítica/reflexiva para poder compreender a problemática e as pessoas, com habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, na articulação de políticas e sensibilidade no trato com as pessoas.
O objetivo do serviço social é a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos dos usuários por meio de políticas públicas e a função do Assistente Social é promover cidadania. Levar a todos os direitos que possuem garantidos na Constituição Federal e transformar pessoas que procuram por “ajuda” em verdadeiros cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.
Suas ações devem ser direcionadas à proteção e amparo, criando oportunidades de desenvolvimento humano, social e econômico.
A atuação do assistente social se dá na atualidade através de trabalhos de integração de equipes interdisciplinares. Essas equipes atuam no âmbito da formulação e implementação das políticas sociais, impulsionadas pelo processo de municipalização, tem contato com o mundo da informática e conhecem as novas tecnologias e as formas de gestão administrativa – entre outros aspectos.
Por tanto, devemos avançar e conquistar um efetivo mercado de trabalho, mas devemos nos preocupar também por melhorar o nível da formação profissional. Estes seguimentos estão estreitamente inter-relacionados, pois existe uma correlação entre as dificuldades da pratica profissional atual, os baixos salários, o aumento da clientela a ser atendida, e o preparo dos outros profissionais que disputam o mesmo espaço ocupacional.
Diferencial da profissão de Assistente Social
Atuação interventiva;
Emancipação;
Atribuições Sócio-Educativas;
Trabalha com o ser humano;
Tem como objeto de estudo a questão social;
Promove transformação social ao usuário;
Tralha com o coletivo e individualmente;
Desenvolve trabalho prático e intelectual;
Não agrega mais valia e sim redistribui.
Atribuições do Assistente Social
Trabalhar com políticas públicas nas áreas de: saúde, educação, habitação, trabalho, previdência, assistência social, lazer, família, criança e adolescente, idosos, meio ambiente, entre outras;
Projetar, gerenciar, e executar programas para melhoria das condições de vida da população;
Investigar a realidade social com vistas à construção de um conhecimento na área;
Intervir na realidade social de acordo com as demandas apresentadas pelos usuários dos serviços sociais;
Dirigir e coordenar
...