Atps Treinamento E Desenvolvimento Etapa 1 E 2
Monografias: Atps Treinamento E Desenvolvimento Etapa 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviarasteli • 9/11/2014 • 2.762 Palavras (12 Páginas) • 516 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
a) A importância do treinamento nas organizações
Treinamento tem a finalidade de melhorar os desempenhos dos profissionais ao desenvolver suas funções na empresa e desenvolvimento busca possibilidades de abertura de novos cargos na organização com novas capacidades e habilidades a ser aprendidas pelo empregado.
O treinamento afeta positivamente no desenvolvimento da empresa, pois desenvolve o profissional e melhora a capacidade para executar suas tarefas.
Aspectos Históricos da Gestão de Pessoas
Na história de Gestão de Pessoas, na antiguidade não se dava atenção aos conhecimentos e as pessoas nas organizações, foi na Revolução Industrial que após pressões causadas por sindicatos e parlamentos, que empresários se mostraram interessados referente ao problemas humanos causados pela industrialização e ai criaram atendimentos para as necessidades dos trabalhadores, afim de impedir formações de sindicatos.
No inicio do século XIX, a gestão de pessoas é chamada de movimento de Administração Cientifica que foi desenvolvida por Frederick Taylor, que levantou a necessidade de um departamento de pessoas em prol do treinamento e especialização.
Para a Administração Científica, o homem é um ser racional que sabe as conseqüências de suas decisões e que para ter padrão na produção, havia necessidade de recrutar e selecionar pessoas capacitadas para cada tarefa.
Porém esse modelo foi criticado, pois os trabalhadores se sentiam humilhados e somente o chefe tinha conhecimento e com o tempo essa forma foi mudando e provaram que impedia o crescimento do profissional na organização.
Durante décadas houve o desenvolvimento dessas questões e no Brasil o processo evoluiu e em 1930 a 1945 iniciou as leis em relação ao capital e ao trabalho, com o surgimento da Carteira de Trabalho e sindicatos para medir conflitos entre capital e trabalho.
Neste período ficou marcado a gestão burocrática e legalista de pessoas que até hoje é desenvolvido, pois algumas empresas ainda tem uma gestão de pessoas resumidas a atender as exigências legais. De 1945 a 1964 o País se preocupa com o desenvolvimento econômico, começam a criação do parque tecnológico com a Petrobras e outros. Houve a necessidade de ampliar o setor de Recursos Humanos para suportar a área de Recrutamento e a criação de cursos técnicos, como SEBRAE, SENAC e CIEE para desenvolver mão de obra qualificada.
Durante a década de 80, as empresas foram desenvolvendo os conceitos de gestão e essa demanda nos anos 90 levou as organizações brasileiras a buscarem novos modelos de gestão conforme sua cultura. Com essa mudança as pessoas passaram a ser o principal ativo das organizações e o setor de treinamento também, o que afetou os outros subsistemas que tiveram que ter atenção.
Os subsistemas de Recursos Humanos
Os subsistemas de Recursos Humanos são Recrutamento, Seleção, Treinamento, Higiene e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários e Avalição do Desempenho.
O recrutamento tem a função de atrair e ainda mais saber as necessidades da empresa, que pode ser interno ou externo. O interno é quando surge uma vaga a empresa busca remanejamento de seus empregados, sendo promovidos, transferidos ou transferidos com promoção. O externo busca profissionais de fora da organização, atraídos pelo recrutamento da empresa.
Subsistema Seleção, tem o dever se selecionar adotando uma prática compatível com a mão de obra necessária. A administração de cargos e salários, esta ligada a avaliação de desempenho e plano de carreira, que formam o planejamento, execução e controle de salários e o desenvolvimento na organização.
O treinamento nas organizações
O treinamento é um processo de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal aprende conhecimentos e habilidades técnicas de acordo com um propósito definido pela empresa. O desenvolvimento é um processo de longo prazo pelo qual o pessoal aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para propósitos genéricos.
O treinamento é uma educação especializada que compreende as habilidades motoras até as técnicas, com finalidade de ajudar a organização a chegar no objetivo e proporciona aos empregados conhecimentos e pratica solicitada pela organização. O treinamento não é despesa e sim um investimento cujo retorno é compensado para empresa.
O desenvolvimento de pessoal é o conjunto de atividades cujo objetivo é aprendizagem e a capacidade de produtiva continuada na organização. Aquisição de novas habilidades e conhecimentos e a mudança de comportamento e atitude. Um plano de desenvolvimento contribui para melhores resultados e cria um desenvolvimento positivo no ambiente de trabalho.
A responsabilidade das organizações no gerenciamento do conhecimento tem relação a iniciativa de autodesenvolvimento, pois as pessoas estão cada vez mais procurando o melhor para o futuro delas. E neste ambiente atual, as mudanças causam impacto nas organizações e não impede que elas contribuam para o desenvolvimento de pessoas enquanto profissionais.
Passo 2
a) Avaliação do programa de treinamento: um estudo de caso verificado em uma empresa de papel e celulose do Paraná, de Lustosa, E. e DÔLIVEIRA.
O artigo de Elem Lustosa, demonstra como é importante avaliar um programa de treinamento de uma indústria de papel e celulose, por meio de coleta de informações em pesquisas feitas com Analista de Recursos Humanos que ajudou por meio de uma entrevista, e de seus colaboradores da empresa via questionário realizado.
Alguns temas fundamentais e que interagem dentro de seus conceitos foram comentados dentro deste estudo, como por exemplo: Planejamento estratégico, gestão estratégica de pessoas, treinamento e suas vertentes, aprendizagem e gestão do conhecimento.
Os pontos mais importantes dos resultados encontrados foram detalhados na apresentação e análise dos resultados, sendo ilustrados através de gráficos com as questões mais significativas e posteriormente, analisadas e discutidas.
Foram abordados vários elementos do método de estudo de caso, foi investigado como os colaboradores avaliam o programa de treinamento ofertado pela empresa, procurando evidencias relevantes para o desenvolvimento da pesquisa.
A entrevista realizada por uma Analista de Recursos Humanos da empresa teve
...