Atuação Do Assistente Social No Mundo Contemporâneo
Trabalho Universitário: Atuação Do Assistente Social No Mundo Contemporâneo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 151005 • 2/3/2015 • 3.390 Palavras (14 Páginas) • 640 Visualizações
Serviço Social
4ª Série
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Nome: Marcelo Meireles da Costa RA:6942017684
Nome: Rosangele Souza de Oliveira RA:6785402192
Nome: Samara Silvia Dias Fonseca RA:7158510598
Nome: Sandra Sorai da Silva Fortaleza RA:6751365502
Artigo Científico: Atuação do Assistente Social no mundo Contemporâneo
Tutora à distância: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutora presencia: Elaine Silva
Osasco/Novembro-2014
Postagem 07 e 08/11/2014
RESUMO
O Assistente Social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, entretanto nem sempre foi assim, o serviço social era basicamente influenciado pela igreja católica. O assistente social tem variados limites e obstáculos com os princípios e diretrizes do código de ética profissional, trazendo para a prática inovadora de diferentes possibilidades que se difere da tradicionalidade do âmbito institucional.
A primeira vista, observamos a instrumentalidade no exercício profissional do Assistente Social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissionalmente, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
“Um dos maiores desafios que o assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir proposta de trabalho criativa e capazes de preservar, efetivar direitos a partir de demanda emergentes no cotidiano” (Marilda Iamamoto, 1999)
Assuntos importantes: Contemporaneidade, Instrumentalidade, Filantropia, Assistencialismo e Setores.
INTRODUÇÃO
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a Assistência Social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.
A prática da assistência ao outro é antiga na humanidade. Em diferentes sociedades, a solidariedade dirigida aos pobres, aos viajantes, aos doentes e aos incapazes sempre esteve presente. Esta ajuda pautava-se na compreensão de que na humanidade sempre existirão os mais frágeis, que serão eternos dependentes e precisam de ajuda e apoio.
A análise dos principais fundamentos que configuram o processo através do qual a profissão busca explicar e intervir sobre a realidade, definindo sua direção social, constitui o principal objetivo deste texto. É necessário assinalar que essa análise das principais tendências históricas e teórico metodológicas da profissão, sobretudo nas três últimas décadas não é tarefa fácil ou simples, pois exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes de conhecimento do social, do complexo movimento histórico da sociedade capitalista brasileira e do processo pelo brasileira e do processo pelo qual o Serviço social incorpora e elabora análises sobre a realidade em que se insere e explica sua própria intervenção.
Alertamos aos Assistentes Sociais para esta discussão contemporânea, principalmente para aqueles que ainda não estão conscientes do que está acontecendo no mundo e principalmente em América Latina.
O Brasil é profundamente atingido pelas transformações originadas pela globalização dos mercados e o avanço do Neoliberalismo. Na atualidade, o país vive um momento de redefinição, porque os rearranjos políticos internacionais aprofundaram ainda mais as diferenças, por um lado a concentração da riqueza e por outro o empobrecimento da população, afetando principalmente o mundo do trabalho, altos índices de desemprego e novos modelos de organização e estruturação, causando a flexibilidade e a precariedade nos vínculos de trabalho.
A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE
Aspectos Fundamentais e reflexões
Nossas observações com as principais tendencias para area do mercado:
As mudanças no espaço profissional;
Novas exigencias do mercado de trabalho;
Programas gerados pela demanda de grandes necessidades;
Expansão do mercado de trabalho regional;
Processo de terceirização e aumento de contratos temporarios.
As transformações no mundo do trabalho atingem sem distinção a todas as categorias profissionais ao longo do processo sócio-histórico do capitalismo. No caso dos Assistentes Sociais, estes são profissionais que intervém nas expressões da questão social, em meio à esfera das relações sociais. Na atualidade, em que o mundo do trabalho passa por profundas mudanças, essas relações tendem a assumir maior complexidade, tendo em vista que se estimula a competitividade no mercado, produzindo duas categorias de trabalhadores: os qualificados e os desqualificados
...