Aula-tema 03: A Evolução Dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos E Sociais E Os Novos Direitos Da Solidariedade
Monografias: Aula-tema 03: A Evolução Dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos E Sociais E Os Novos Direitos Da Solidariedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa1409 • 1/10/2014 • 226 Palavras (1 Páginas) • 892 Visualizações
Texto 1
É um dever do estado o direito de um cidadão a sáude,assegurado pela Constituição Federal de 1988.
A partir da atual Carta Política a prestação de serviços públicos relativos à saúde foi estendida a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, derrubando-se a restrição até então existente de assistência a apenas parcelas da população:
Com a redemocratização, intensificou-se o debate nacional sobre a universalização dos serviços públicos de saúde. O momento culminante do “movimento sanitarista” foi a Assembléia Constituinte, e quem se deu a criação do Sistema Único de Saúde.
A partir da Constituição Federal de 1988, a prestação do serviço público de saúde não estaria mais restrita aos trabalhadores inseridos no mercado formal. Todos os brasileiro, independentemente de vínculo empregatício, passaram a ser titulares do direito à saúde.
Até a promulgação da Constituição Cidadã de 1988 “nenhum texto constitucional se refere explicitamente à saúde como integrante do interesse público fundante do pacto social”, somente vindo a ser positivada no Brasil após 40 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Diante dessa situação, ressalta-se a consagração do direito à saúde no art. 6º da Carta Política, verba legis:
Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Pesquisa fonte:
Site Direito Net
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/7652/Direito-a-saude-e-a-responsabilidade-do-Estado
...