Avaliação dos procedimentos de higienização
Tese: Avaliação dos procedimentos de higienização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: p.siilva • 19/6/2014 • Tese • 690 Palavras (3 Páginas) • 454 Visualizações
Avaliação dos procedimentos de higienização
Alguns métodos microbiológicos são utilizados para avaliar a eficiência de do procedimento de higienização e sanificação dos equipamentos. As técnicas de amostragem das superfícies podem ser divididas em :
a) remoção de microrganismos por contato direto;
b) remoção dos microrganismos pela lavagem das superfícies;
c) combinação dos 2 métodos acima – técnica do “swab”
Os principais fatores que influenciam na escolha da técnica a ser utilizada são:
- tipo e natureza da superfície;
- nível esperado e tipo de contaminação;
- objetivo do teste: avaliação qualitativa ou quantitativa.
Método do contato direto
a) Placas de contato tipo “RODAC”
As placas tipo RODAC (Replicate Organism Direct Agar Contact) são as mais utilizadas, estando disponíveis comercialmente. As placas têm aproximadamente 5 cm de diâmetro e permite ser preenchida com ágar. A superfície do meio de cultura, em relevo, permite o contato (por pressão) com a superfície a ser testada e posterior incubação à temperatura adequada a análise microbiológica a ser realizada. A contagem é feita diretamente na placa e o resultado expresso em número de microrganismos/cm2 .
Este método pode ser qualitativo ou quantitativo, dependendo do tipo de agar. Podem-se quantificar apenas números relativamente baixos de microrganismos, uma vez que não é possível fazer diluições. Além disso, a ocorrência de “spreads” e a presença de fungos dificultam a contagem das colônias. Ao se aplicar a placa de contato, deve-se pressioná-la e não esfregá-la sobre a superfície, para evitar distorção na contagem de colônias.
Este método é mais adequado para superfícies lisas e planas e dentre as vantagens citam-se: não requer equipamentos sofisticados, a amostragem é simples e rápida e tem boa precisão.
As desvantagens são: problemas com umidade, dificuldade em amostras superfícies úmidas, ásperas ou irregulares, dificuldade na avaliação de altas contagens (acima de 100 células/cm2) e baixa remoção dos microrganismos presentes (cerca de 50%) ou seja, é ummétodo de baixa exatidão.
b) Fitas de Acetato
O método da fita adesiva de acetato é um método de contato desenvolvido para detectar e identificar a presença de fungos sobre as superfícies. A fita, depois de contado com a superfície, é tingida e observada através de microscópio. Embora esta técnica possa ser usada para estimar a contaminação total de fungos, não é possível distinguircélulas vivas das mortas.
Um outro método de contato de fitas adesivas consiste na aplicação sobre superfície-teste, com uma subseqüente transferência das células para um agar nutriente. As placas são incubadas e a contagem é feita após 24 horas..
Método da lavagem de superfícies
Esta técnica consiste na lavagem com um líquido estéril, que é agitado mecanicamente ou manualmente sobre
...