Açoes De Gestao De Pessoas
Exames: Açoes De Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aloigo • 2/10/2013 • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
INTRODUÇÃO
A escola precisa se adaptar as tecnologias através do uso de recursos tecnológicos.
Existe hoje um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos, com tantas informações, sendo possível conhecer da diversidade cultural as novas descobertas da ciência o que torna a aprendizagem muito mais significativa com esses recursos. Estas facilidades de acesso vêm obrigando os educadores a filtrarem o que esta disponível e ser capaz de utilizar deste em seu cotidiano pedagógico.
Com todas estas informações faz-se necessário a este educador um aprimoramento continuo buscando estar sempre atualizado a esses conhecimentos tecnológicos estando não à frente, mas próximos a ele para saber utilizá-lo de forma efetiva na educação.
O presente trabalho foi desenvolvido através de uma entrevista em uma escola de Ensino Fundamental nível I, do maternal ao 9º ano.
Os recursos tecnológicos são essenciais para as escolas, pois estamos na era digital e nossos alunos são frutos dessa sociedade. Por isso a escola deve acompanhar tal evolução. Na Escola Maria Aparecida Pinheiro existem muitos recursos modernos, mas há a necessidade de qualificar e orientar os professores para trabalhar com essas tecnologias. Estão relacionados abaixo os recursos como; computadores com acesso a internet, data show, televisão, DVD, som, coleção de DVDs da TV escola e também alguns materiais didáticos que podem ser utilizados como recursos tecnológicos na escola. Mas nem todos são utilizados devidamente, é preciso uma conscientização em relação a esse uso.
Através da entrevista pode-se observar que a escola possui um laboratório de informática chamado de sala de computação, onde só é aberta nos dias das aulas de computação, pois o professor responsável pelas aulas só comparece na escola nos dias de sua aula. Desta forma não tem uma pessoa responsável para orientar os alunos e professores. É importante ressaltar que a comunidade ainda não tem acesso às salas de computação.
Observando a escola visitada percebemos que alguns educadores ainda têm certa resistência ao uso das tecnologias, enquanto outros já estão se acostumando, o mesmo posso afirmar em relação aos alunos. A sala de computação da escola dispõe de 10 computadores, usados apenas na aula de informática.
Os professores da mesma são orientados a se aperfeiçoar no uso destes equipamentos e os tem a disposição não somente na sala dos professores, mas também na sala de computação da escola. A escola não dá nenhum tipo de capacitação aos professores, toda preparação é feita pelo próprio professor que busca conhecimento desses equipamentos fora da escola. Por isso, os recursos mais utilizados pelos profissionais da escola são a TV, DVD e som.
A televisão é o meio de informação e entretenimento mais utilizado pelos alunos; um veículo de comunicação de maior alcance no país. Hoje, a televisão e o vídeo são tecnologias existentes em quase todos os lares, e as crianças desde cedo aprendem a lidar com eles.
Nessa escola, os alunos podem freqüentar o laboratório nas “horas livres”, isto é, quando o laboratório não está reservado para alguma aula, sob a supervisão do monitor. Nestas ocasiões, os alunos utilizam a Internet livremente, mas existem filtros que restringem o acesso a certos sites (pornografia e pedofilia, segundo a responsável pela escola). Nas horas livres, sempre existem máquinas ociosas e, além dos alunos, também os professores e funcionários as utilizam, tanto para fins pedagógicos (pesquisa, por exemplo), quanto pessoais. Na hora do recreio, no entanto, o laboratório permanece fechado.
Segundo a gestora as disciplinas que mais utilizam o laboratório são Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa. Dominantemente, trata-se de pesquisa na Internet. De acordo com a resposta ao questionário, é o próprio professor que sugeriu a tarefa quem mais apóia os alunos na realização da sua pesquisa e essa pesquisa ocorre no próprio horário escolar.
A escola não possui nenhum tipo de software educativo, pois a idéia do uso do computador ainda provoca insegurança em alguns professores menos informados, que receiam o uso do mesmo, com medo de serem substituídos pela máquina.
Não existe nenhum projeto mantido pelos órgãos públicos na escola, os mesmos são direcionados a escola publica.
A escola mesmo que timidamente tem inserido a tecnologia em seu currículo escolar, pois entende que a escola deve ser um ambiente de transformação, tenta mostrar uma visão ampla e atualizada, combinando recursos de comunicação com caráter didático.
O PPP da escola Visa novas formas de ensinar e aprender na “Sociedade do Conhecimento”. Promovendo a articulação dos conhecimentos sistematizados através de contextos e estratégias que transitem entre as diferentes
...