TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL UM PAIS QUE ESTA ENVELHECENDO

Por:   •  16/11/2016  •  Artigo  •  14.372 Palavras (58 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 58

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


AGRADECIMENTOS

Agradecer primeiramente a Deus, por me iluminar e abençoar minha trajetória.

Agradeço aos meus familiares que sempre acreditaram muito no meu trabalho e me ajudaram no que foi preciso.

A todos os meus professores, colegas  por terem se tornado grandes amigos, fizeram com que eu continuasse e chegasse até onde cheguei.

Agradeço a todos os meus amigos e colegas de trabalho que de alguma maneira ajudaram para esta realização.

A minha esposa e filhas, pelo companheirismo, cumplicidade e por terem paciência e me incentivarem a não desistir jamais.

[pic 14]

SANTOS, Miguel Magipo dos. VELHICE: A MELHOR IDADE. 2016. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Pimenta Bueno-RO, 2016.

RESUMO

A repercussão medica e social da longevidade é discutida neste trabalho. A partir de informações coletadas durante o período de estagio em órgãos oficiais, são apresentados fatores que levam a uma maior proporção da mulher idosa na sociedade, e são apresentadas as consequências da solidão no final da vida. A influencia dos processos da transição demográfica e epidemiológica na vida do idoso em uma sociedade heterogenia e com as desigualdades sociais observadas no Brasil é discutida com grande ênfase no decorrer do trabalho. Os novos conceitos e modelos da área da saúde e a preocupação crescente com os custos na assistência a saúde do idoso concluem este trabalho onde buscou-se apresentar um mosaico de questões que devem fazer parte das preocupações dos profissionais de saúde e das agendas de trabalho das autoridades competentes do país.

Palavras-chave: longevidade, transição demográfica, saúde do idoso.

SANTOS, Miguel Magipo dos. OLD AGE: THE BEST AGE. 2016. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Pimenta Bueno-RO, 2016.

ABSTRACT

The medical and social consequences of longevity is discussed in this paper. From information collected during the internship period in official bodies, factors are presented that lead to a higher proportion of older women in society, and shows the loneliness of the consequences at the end of life. The influence of the processes of demographic and epidemiological transition in the life of the elderly in a heterogeneous society and social inequalities observed in Brazil is discussed with great emphasis in the course of work. The new concepts and models of health care and the growing concern with the costs in the care of health of the elderly conclude this work which sought to present a mosaic of issues that should be part of the concerns of health professionals and working agendas competent authorities of the country.

Key-words: longevity, demographic transition, the elderly health.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        O ENVELHECIMENTO MUNDIAL        

2.2        ENVELHECIMENTO NO BRASIL        

2.3        A VELHICE COMO CALSSE SOCIAL        

2.4        A FEMINIZAÇÃO DO ENVELHECIMENTO        

2.5        O IDOSO E OS TEMPOS MODERNOS         

2.6        UM NOVO OLHAR SOBRE A VELHICE        

2.7        O ESTATUTO DO IDOSO        

2.8        POLITICAS PUBLICAS VOLTADAS AO IDOSO        

3            CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        2



  1. INTRODUÇÃO

A longevidade e o envelhecimento populacional no Brasil estão desafiando os cientistas, técnicos, profissionais politicas e serviços. Nos países desenvolvidos este fenômeno esta ocorrendo a mais de um século, já nos países em desenvolvimento, como o Brasil, este processo esta em desenvolvimento a bem menos tempo. O numero de pessoas com mais de sessenta anos passou de 3 milhões de pessoas em 1960, para 14 milhões em 2002. As projeções demográficas para 2020 apontam aproximadamente 32 milhoes de idosos brasileiros, 15% da população do país, colocando o Brasil em sexto lugar no rankig mundial de países com maior numero de idosos.

A expectativa media de vida para homens que no ano 2000 era de 68,6 anos esta projetada para 75,3 anos de idade no ano de 2025. Estes números mostram que o processo de envelhecimento e a velhice em nosso país precisam ser objetos de novas propostas profissionais, de novos investimentos sociais e de uma nova postura da sociedade e traçam o perfil de uma sociedade que precisa ser estudada, pesquisada e divulgada. Acima de tudo é preciso que os diferentes profissionais que lidam com o ‘homem’ na sua trajetória de vida se preparem pra enfrentar uma sociedade ainda mais complexa, cuja pirâmide populacional está mudando muito depressa, trazendo consigo exigências cada vez mais diversificadas. Homens e mulheres, depois de muitos anos de trabalho e vida ativa, estão presentes na reivindicação de seus direitos e na afirmação de sua cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94 Kb)   pdf (441.9 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com