BRASIL: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES
Trabalho Universitário: BRASIL: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meirelin • 9/10/2013 • 992 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
PROJETO: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES
1 INTRODUÇÃO
Através do projeto não só os alunos mais toda a comunidade escolar poderá ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural, implicando não apenas no desenvolvimento do aspecto cognitivo, mas na totalidade dinâmica do mesmo, através do entendimento dos aspectos políticos, sociais e culturais. Pois são através de estudos e pesquisas que os alunos irão obter novas informações, descobrindo novas verdades e, consequentemente novos saberes.
A importância do projeto para toda a comunidade escolar está centrada na contribuição do desenvolvimento das relações sociais, pois a escola desenvolve um papel fundamental na democratização do saber e na formação de uma sociedade mais fraterna por meio de suas ações.
Nos dias de hoje, o conhecimento da cultura indígena, por exemplo, pelo indivíduo não índio ajudará a garantir o direito de expressão cultural da comunidade indígena, fazendo com que esse aluno conheça e valorize não só sua cultura mais principalmente a cultura do “outro”, atuando na difusão e valorização das diferentes culturas existentes.
Dessa forma o projeto visa elaborar estratégias para que as pessoas compreendam que cada grupo social possui suas características próprias e que as diferenças não devem ser rotuladas como certas ou erradas e sim que estas devem ser respeitadas. Pois cada cultura possui suas peculiaridades e diversidades e estas não devem ser entendidas como entraves e sim como uma grande riqueza na formação e na transformação de conhecimento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 APRESENTAÇÃO
O Projeto Brasil: Um País de Raças e Cores é um projeto executado na Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, situada no Município de Porto Grande-Ap, que busca proporcionar não só aos alunos bem como a toda a comunidade escolar a oportunidade de conhecer a herança cultural do nosso Brasil. No qual este projeto está sendo implantado e executado a 3 anos, e é destinado aos alunos com faixa etária de 14 à 18 anos, com objetivo de criar estratégias para que as pessoas entendam que cada grupo dentro da sociedade tem sua característica própria, e que as diferenças devem serem respeitadas. Pois cada cultura tem as suas peculiaridades e diversidades. Pois no país em que vivemos, a diversidade é predominante, temos que aprender a conviver em sociedade, sem preconceitos e discriminações.
.
2.2 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo do projeto é combater o preconceito e fomentar a Democratização da Diversidade a fim de promover a cidadania e o respeito às diferenças.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Mostrar a história de cada grupo étnico-cultural; Identificar os processos de evolução dessas culturas, evidenciando seus diferentes estilos artísticos, musicais e culturais.
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, localizada no município de Porto Grande-Ap.
RECURSOS
São recursos materiais, humanos e financeiros que são provenientes de parcerias privadas e públicas bem como de recursos próprios da escola.
Técnicos, Gestores e Professores.
Os técnicos são responsáveis pela organização técnica do projeto (planejamento, fundamentação, e orientações pedagógicas).
Os professores são os multiplicadores das ideias e executores das ações diretas.
Os gestores são responsáveis pelo provimento da logística para a execução de cada atividade do projeto.
TEMAS
Diversidade de gênero, diversidade religiosa, diversidade cultural, ética e responsabilidade social.
POR QUE TRABALHAR COM TEMÁTICAS RELATIVAS À DIVERSIDADE?
Porque a sociedade precisa
...