BRINQUEDO TERAPEUTICO
Artigo: BRINQUEDO TERAPEUTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ezidia51 • 3/3/2014 • 9.087 Palavras (37 Páginas) • 1.496 Visualizações
"A criança é um ser que brinca e nada mais.É a única atmosfera na qual o seu ser psicológico pode respirar e,consequentemente,agir"(Clarapede)
Brinquedo Terapêutico
Define-se como brinquedo terapeutico, um brinquedo estruturado para a criança aliviar a ansiedade causada por experiências atípicas para a idade,em ambiente hospitalar , que costumam ser ameaçadoras e requerem mais do que recreação para resolver a ansiedade associada a essa nova fase, devendo ser utilizado sempre que ela ,a criança,tiver dificuldade em compreender ou lidar com uma experiência difícil ou necessitar ser preparada para procedimentos.Deve ser usado pela enfermeira que assiste a criança com o objetivo de dar à ela uma melhor compreensão das suas necessidades.Também tem a função de auxiliar no preparo da criança para procedimentos, a fim de descarregar sua tensão após os mesmos, dramatizando as situações vividas e manuseando os instrumentos utilizados ou objetos de brinquedo que os representa.O brinquedo normal torna-se terapêutico quando promove o bem-estar psicofisiológico da criança .
Existem três tipos de brinquedo terapêutico: o dramático ou catártico; o instrucional; e o capacitador de funções fisiológicas.
O brinquedo dramático tem por objetivo permitir a descarga emocional da criança. Assim, oferece-se a ela material apropriado - bonecos representativos da família e da equipe de saúde, material de uso doméstico ou de uso hospitalar e outros - para que descarregue as tensões e se expresse sobre alguma situação vivenciada, favorecendo a compreensão de suas necessidades pelo enfermeiro.
O brinquedo instrucional tem a finalidade de prepará-la para um procedimento a que será submetida, como uma coleta de sangue simulada em um boneco e usando, de preferência, instrumentos reais. Após a simulação, o enfermeiro convida a criança a brincar e a manusear o matéria verdadeiro.
Já o brinquedo capacitador de funções fisiológicas tem como meta potencializar o uso dessas funções na criança, de acordo com suas necessidades e condições físicas, como por exemplo, promover uma gincana de fazer bolas de sabão ou de encher bexigas, para favorecer a recuperação de seu padrão respiratório.
O uso do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança é importante, pois pode
facilitar uma resposta positiva da criança durante um procedimento doloroso, após demonstração de
comportamentos ou respostas, na brincadeira .Hoje, o brinquedo é amplamente reconhecido
como uma forma de comunicação universal dascrianças. Nesse sentido, o Brinquedo Terapêutico
ajuda na comunicação enfermeira- criança durante o preparo para um procedimento doloroso.
Bonecos, agulhas e seringas são objetos úteis para ajudar a criança a compreender uma experiência
de punção venosa, bem como obter algum controle sobre suas emoções. As enfermeiras podem usar
bonecos e material hospitalar para detectar conceitos equivocados a respeito dos procedimentos e obter
informações acerca de seus medos irreais e fantasias.
No que se refere à criança doente, o brinquedo apresenta quatro funções: a primeira é permitir liberar
a raiva por meio da expressão; a segunda é a repetiçãode experiências dolorosas a fim de compreendê-las; aterceira é o estabelecimento de um elo entre o lar e o hospital e a quarta função é retrair-se para readquirir controle. Essas quatro funções permitem à criançamanipular o seu mundo, bem como obter o controle da situaçãoO uso desse instrumento, , contribui para que a criança se sinta respeitada, compreenda melhor os processos pelos quais vai passar no contexto hospitalar e, como conseqüência, ela poderá se tornar mais cooperativa. Trata-se, portanto, de um procedimento benéfico tanto para a criança como para sua família e para o profissional.
Recursos Utilizados para o Brincar no Hospital
Abaixo segue uma listagem de alguns tipos de recursos lúdicos utilizados no cuidado à criança hospitalizada .
Percebeu-se que são inúmeras as atividades lúdicas utilizadas pelas diferentes áreas no que se refere ao brincar no hospital. Além da brinquedoteca, que deve estar presente em todos os hospitais que atendam crianças e regida pela Lei Nº 11.104, de 21 de Março de 2005, que “‘obriga’ todos os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico a implantarem brinquedotecas em suas dependências".
Recursos e brinquedos de entretenimento
Brinquedos, personagens de desenhos, bonecas, jogos (de tabuleiro, quebra-cabeças, educativos, memória, dominó com temática do corpo humano, jogo de memória com objetos e instrumentos médicos, jogo de encaixe com peças do corpo humano, Jogo Doutor Opera Tudo, jogo de perguntas e respostas sobre temáticas de saúde, alimentação e higiene e adaptação do Jogo Perfil para o contexto de tratamento onco-hematológico, peças de encaixe com vários níveis de complexidade), videogame, velotrol, revistas em quadrinhos, filmes infantis, livros de histórias, carimbo de letras e números, livros infantis (com conteúdos relacionados à doença, à expressão de sentimentos e a intervenções no contexto da saúde), livros de colorir e com atividades educativas, aparelho de som, música.
Bonecos e fantoches
Família de fantoches (pai, mãe, duas crianças, avó e avô), equipe médica de fantoches (médico, médica, enfermeiro e boneca de pano representando a enfermeira, bonecos de pano de animais domésticos e enfermeira), bonecos de pano representando a família (avó, avô, mãe, pai, duas crianças e dois bebês).
Recursos de expressão gráfica, artística e artesanal
Desenho, recorte, colagem, pintura, papéis, lápis de cor, hidrocor, modelagem, origami, escrita criativa, construção, gravura, estojo de maquiagem, papel sulfite, canetinhas, tesoura, cola, giz de cera, folhas de papel A4 e folha de papel pardo, massa de modelagem.
Expressão dramática e corporal
Dança, show, teatro no palco ou fantoches,
...