Baile De Debutante
Trabalho Escolar: Baile De Debutante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: costanaiara • 22/3/2014 • 2.219 Palavras (9 Páginas) • 340 Visualizações
DEBUTANTE:
-As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres
Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional.
Filmagens podem ser feitas discretamente durante todo o cerimonial, tendo-se o cuidado para não tirar o brilho da ocasião.
1ª parte:
1. Recepção dos convidados
a). A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido.
-Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa, na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.
Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde os amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.
b). Pose para fotos.
Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora. – Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seção de fotos, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta,
-coquetel de entrada, para a recepção dos convidados em quanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa.
- (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está calçada com sapatos baixos).
c). Música.
- A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de última hora).
2ª parte:
1 – Abertura do cerimonial.
a) Fala do cerimonialista/apresentador.
- Debutar é ver a menina bonita / deixar o vestido de chita, tirar do cabelo a fita. / Vestir vestido encantado de baile, / todo enfeitado, / com as cores dos sonhos lindos. / E, em seus olhinhos, sorrindo,/ vestir poesia inocente,/ vestir poesia que sente / nos versos do coração da menina-flor-botão / que não é mais uma qualquer./ Pois nesta noite, debutante / transformou neste instante / a flor-menina em flor-mulher!
b) A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentários, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. (Outra pessoa dirige os acontecimentos para que haja sincronia para dar brilho à festividade).
2 – Entrada do cortejo
a. Familiares (iniciando com os pais) entram e tomam assento nos primeiros bancos ou lugares previamente destinados.
b. Música de fundo:
3 – Entrada dos Pajens e Damas de Honra para apresentação
a. Quinze casais (preferencialmente com a mesma idade), formam um corredor ou túnel por onde entrará a débutant.
b. Música de fundo:
4- Entrada da Aniversariante
a. Valsa das flores, de Tchaikovsky
b. À meia-noite, assim que entra, a debutante se senta em uma cadeira preparada para o ritual.
c. Nessa ocasião ela está vestindo o segundo vestido.
d. Ainda está calçada com sapatos baixos.
5 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala
a. O pai (ou namorado) vai até a aniversariante para recebê-la. Essa parte é muito comum de se ver em grande parte das festas.
b. (Na passarela demarcada em quatro partes iguais, o príncipe vem andando até o início da última quarta parte quando a debutante estiver na metade).
6 – Entrega da jóia
Um símbolo de que a partir desse momento, a menina-moça pode ser independente e vaidosa, porque toda atenção com a aparência e cuidado com o corpo sempre será revestido de beleza e bom gosto.
a. Brinco, ou anel, ou pulseira, ou colar.
b. Geralmente feita pelo pai ou pelo avô.
8 – Troca do sapato (opcional)
Repleta de simbologia, normalmente é feita pelo pai, mas também pode ser solicitada ao príncipe de honra. e o seu pai retira o sapato com o qual ela está calçada, de salto baixo, e coloca outro modelo, de salto alto. (Usar calçado de boa qualidade para não quebrar quando dançar a valsa)
-A troca de sapatos pelo pai, possui dois significados:
a) informar aos participantes que a moça já está pronta para, sozinha, dar seus próprios passos, poder seduzir e tomar suas próprias decisões.
b) Os sapatos transcenderam o conceito de invólucros para os pés. Tornaram-se sinalizadores sociais, símbolo de passagem, objeto de sedução, fetiche e poder. Representa a passagem para a nobreza da vida adulta (salto alto).
9 – Passagem da boneca (opcional)
A Boneca. Símbolo do rito de passagem da menina
...