Bare Estaca
Pesquisas Acadêmicas: Bare Estaca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: engrenatafranco • 24/2/2015 • 1.873 Palavras (8 Páginas) • 272 Visualizações
BATE ESTACA
Martelo Hidráulico
Equipamento com capacidade de cravação de estacas de concreto ou metálicas de diversas seções. Possui uma torre guia que pode chegar aos 22 metros, o que possibilita a cravação de estacas de até 17 metros sem a necessidade de emendas.
Fundações Indiretas
Se o terreno firme está a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, não sendo econômico fazer a escavação até encontrá-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundações indiretas ou profundas.
Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno são grandes, o terreno é pouco resistente na superfície ou resistente a grande profundidade.
Uma grande edificação está firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira, concreto pré-moldado, aço ou moldadas “in loco”.
Estacas de Madeira
As estacas de madeira, empregadas como fundação indireta, são de madeira dura e resistente à ação do tempo. Em geral são troncos de árvore, redondos, lisos, descascados e retos. Devem ser tratadas antes de enterrá-las no solo com imunizadores contra insetos e fungos.
O enterramento das estacas é feito com um equipamento chamado bate-estaca, que suspende um peso (o maço) e o deixa cair sobre a cabeça da estaca, enterrando-a um pouco em cada batida.
Estaca de Concreto Pré-Moldado
As estacas de concreto pré-moldado são fabricadas previamente e transportadas prontas para o local de enterramento. Quando forem usadas já estarão com o concreto perfeitamente curado. São mais resistentes e duráveis que as estacas de madeira.
Estacas de Aço
As estacas de aço são tubos de aço ou ferro fundido com ponta roncada e são enterradas não por percussão de um maço, mas por rotação.
FUNÇÃO: OPERADOR DE BATE-ESTACAS
1. SER O CHEFE DA EQUIPE
Seguir as determinações indicadas pelo engenheiro da empresa. Determinar o melhor procedimento dos serviços seguindo o projeto executivo. Seguir as exigências de projeto repassando aos subordinados as orientações para perfeita execução dos trabalhos. Controlar toda operação desde transporte do equipamento, montagem, execução da cravação, controle e preenchimento dos dados necessários e manutenção.
2. MANTER A ORDEM E DISCIPLINA DA EQUIPE
Cobrar junto aos subordinados limpeza do equipamento e do canteiro de obras guarda de ferramentas em local adequado, obedecer aos padrões e exigências da obra em questão, cumprimento de horários, etc. Não permitir o acesso ao canteiro de obras sem utilização dos EPI’s. Cobrar todos os procedimentos de segurança durante a execução dos serviços.
3. MONTAR E DESMONTAR O BATE-ESTACA
Durante a montagem e desmontagem do equipamento providenciar a retirada de pessoas alheias ao serviço. Verificar quaisquer obstáculos como construções, fiação elétrica, veículos, etc. durante o deslocamento da máquina, montagem e desmontagem da torre metálica observando também as orientações repassadas pelo ajudante e em caso de o mesmo levantar o braço, parar o equipamento imediatamente. Durante qualquer movimentação do bate-estaca ligar aviso sonoro no painel de controle da máquina. Durante a montagem da torre usar cinto paraquedista com trava-quedas e luvas para fazer aperto dos parafusos.
4. MOVIMENTAR O BATE-ESTACA
Antes de começar a movimentação acionar o aviso sonoro em botão no painel de controle da máquina. Providenciar retirada de pessoas alheias ao serviço. Verificar quaisquer obstáculos como construções, fiação elétrica, veículos, etc. durante o deslocamento da máquina observando também as orientações repassadas pelo ajudante e em caso de o mesmo levantar o braço, parar o equipamento imediatamente. Determinar o melhor caminhamento para deslocamento do bate-estaca para evitar ao máximo afrouxar o terreno, passar por piquetes de cravação e sair com facilidade das estacas cravadas. Executar todo procedimento de movimentação sentado dentro da cabine para evitar acidentes.
5. MANUSEAR AS ESTACAS
Através do guincho de bate-estacas içar as estacas tomando cuidado com o ajudante para não deixá-lo a frente da estaca ou cabo. Acionar o guincho lentamente para evitar acidentes e sempre ficar em contato visual com o ajudante parando o processo a qualquer sinal do mesmo ou se observar algum problema. Cuidar para não prender a estaca em algum obstáculo prejudicando a estrutura da mesma.
6. ENCAIXAR O CAPACETE NAS ESTACAS
Através do guincho de bate-estacas após o ajudante prender a estaca no comprimento correto içar a mesma na torre sendo que para isso se eleva o pilão (martelo) acima da altura da estaca tendo assim espaço entre a estaca e o capacete para o ajudante efetuar o encaixe. A estaca é elevada do chão, mas em uma altura abaixo do capacete onde se trava o guincho. Sempre observar se a trava está em perfeito contato e bem acionada para soltar a embreagem do guincho. Este procedimento da trava também é executado com o guincho do pilão (martelo). Se houver qualquer sinal de problema de encaixe da trava do guincho avisar ao ajudante para se afastar da torre e ir liberando a embreagem aos poucos até descer toda a estaca ou pilão(martelo) para providenciar conserto da trava. Após o sinal do ajudante se eleva a estaca para fazer o encaixe no capacete e liberação das alças de travamento do capacete.
7. APRUMAR A ESTACA COM O AUXÍLIO DO AJUDANTE
Com a estaca encaixada no capacete e este liberado das alças de travamento o ajudante sinaliza para descer a estaca até o solo. Esse processo se repete até que a estaca esteja no centro do ponto de cravação. Após este processo o operador dentro da cabine de controle da máquina procede aos deslocamentos da máquina e da torre para deixar a estaca no prumo levando em consideração as indicações do ajudante. Após a confirmação de prumo do ajudante o operador pressiona a torre contra o solo para paralisar o processo. Deve o operador ao sair da cabine conferir o prumo que o ajudante fez.
8. CRAVAR AS ESTACAS NO SOLO POR PERCUSSÃO
Com a estaca
...