TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebidas

Artigo: Bebidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

Administração de Empresas

Teoria da contabilidade

Ciências

Responsabilidade social e Meio Ambiente

DESAFIO PROFISSIONAL

Juliana de Cássia Leal de Brito – RA 1299273278

Katiele Andrade Fernandes

Piracicaba, 04 de Novembro de 2014.

Sumário

1. Introdução........................................................................................03

2. Conceito ..........................................................................................04

3. Objetivo geral...................................................................................04

4. Diagnósticos.....................................................................................05

5. Sustentabilidade Econômica............................................................06

6. Sustentabilidade Ambiental.............................................................08

7. Sustentabilidade Social....................................................................11

8. Considerações finais........................................................................12

9. Referencias Bibliograficas...............................................................13

Introdução

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Resultando assim numa enorme geração de resíduos.

A sociedade necessita estabelecer normas e procedimentos que não agridam o meio ambiente. E um dos parâmetros desenvolvidos é a sustentabilidade, cuja definição esta baseada em que uma sociedade só é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidades e de forma que garantem que as gerações futuras também o façam de forma que não interfiram ou prejudiquem o ciclo de renovação da natureza e do mesmo modo os frutos de sua existência.

Sem a devida consciência sustentável, a construção civil se torna uma grande ameaça para o meio ambiente, pois a cadeia produtiva da construção tem um peso considerável já que 75% do consumo vêm de recursos não renováveis como a água e a energia por exemplo.

Toda a intervenção feita pelo o homem pode causar impactos ao meio ambiente, assim como no meio social e econômico, pois assim como uma construção pode valorizar um ambiente também pode desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área, insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.

Na construção civil há leis e diretrizes que regem e controlam os impactos gerados por meio de estudos de vizinhança e ambiental.

Então, porque implantar o método de sustentabilidade na empresa de construção civil L&Construção?

O trabalho a seguir tem objetivo de contemplar os efeitos positivos e negativos da construção civil ou atividade, e sugerir maneiras sustentáveis de agir na construção civil para a empresa L&Construção, visando à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades e a conservação do meio ambiente.

Conceito

O Conceito de Construção Sustentável nos remete a um conjunto de metodologias e produtos adotados antes, durante e após os trabalhos de construção, para que o empreendimento não agrida o meio ambiente, proporcione um uso racional de energia e recursos naturais e promova uma melhora na qualidade de vida dos usuários. Devemos salientar que toda obra seja ela de pequeno ou grande porte deve se adequar à legislação ambiental, fazendo estudos e planejamentos, caso contrário, as obras podem ficar paradas. E quem estabelece os critérios legais a serem seguidos é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Objetivo geral

Identificar os impactos da construção civil para o meio ambiente e contribuir com ideias para o programa de Sustentabilidade da empresa L&Contrução, assim gerando relação saudável entre o progresso e o ecossistema, além de contribuir para o bem da natureza, valorizar a marca da empresa com utilização de equipamentos certificados e aumentar os lucros e a competitividade no mercado.

Diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente

Antes de falarmos sobre sustentabilidade nas construções, devemos saber o que significa os termos sustentabilidade e a ligação que ele possui com as construções.

Desde que o mundo é mundo, o homem constrói edificações apenas pensando no seu próprio bem-estar, nunca se preocupa em preservar a natureza, muito menos em reciclagens de materiais. Tendo em vista que o setor da construção civil é um dos grandes causadores do impacto ambiental. A construção civil é também uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos ao ambiente. O setor, que inclui desde a fabricação de materiais, as grandes construções de infraestruturas ou edifícios, até as pequenas reformas domésticas, é responsável por cerca de 40% de todo o resíduo no mundo, causando alterações significativas desde a etapa de produção, na manutenção ou durante o uso. O volume de recursos naturais utilizados pelas construções civil, muitos não-renováveis, correspondem a metade consumida anualmente por toda população. De toda energia consumida mundialmente a maior parte destina-se à construção civil, no beneficiamento, na produção e no transporte de materiais, alguns também geradores de emissões que provocam o aquecimento global, chuva ácida e poluição do ar. Edifícios tem longa vida útil, por isso, precisam de manutenção constante, tendo parcela significativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com