Belém No Ponto
Exames: Belém No Ponto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulofavacho • 16/9/2014 • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 234 Visualizações
Belém e Meio Ambiente: Guia Belém No Ponto
Helder de Oliveira FREITAS, José Tomas do Vale CUNHA NETO, Paulo André Favacho SILVA, Rodrigo das Neves RODRIGUES, Bruno Nascimento GAMA, João Rafael Santos DOS SANTOS.
Ivete TEIXEIRA
Título em Inglês
ABSTRACT -
KeyWords:
Curso de Comunicação Social Habilitado em Multimídia. Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Av. Gov. José Malcher, 1148, Nazaré - CEP 66055-260. Belém, PA
Palavras-chave: Turismo, MIDIA IMPPRESSA, SUSTENTABILIDADE.
1. INTRODUÇÃO
Belém é uma capital com diversificados e interessantes pontos turísticos, tanto na parte cultural quanto na comercial. Porém, não existe boa divulgação desses locais e há uma carência de materiais que contenham informações sobre eles. Esses materiais de divulgação de pontos turísticos fariam com que os turistas externos (fora da capital) tomassem conhecimento e informações importantes sobre os locais catalogados e facilitariam a locomoção dos mesmos. Além dos turistas externos, muitos turistas internos (dentro da capital) não conhecem ou não se interessam em procurar e visitar os pontos turísticos da cidade, isso acontece muitas vezes por falta de estímulo da parte da divulgação que acarreta no desinteresse dos turistas internos em visitar os pontos turísticos da própria cidade.
Tomando como base esses problemas de falta de material e estímulo, o projeto “Belém no ponto” foi criado. Consiste em um catálogo turístico (impresso) voltado para os pontos históricos-culturais e comerciais de Belém, informando sobre a história de cada local catalogado, horário de visitação, preço e o perímetro, com um mapa da cidade indicando o local através de uma legenda para facilitar a locomoção e localização do turista.
O catálogo terá um design chamativo e agradável e será de um tamanho perfeito para carregar consigo no bolso, facilitando a locomoção. Apresentará fotos atuais de cada ponto catalogado e informações fáceis para localizar os pontos e o que for necessário.
2. BELÉM E MEIO AMBIENTE: CATÁLOGO “BELÉM NO PONTO”.
“Batizada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém é cidade de gente hospitaleira e beleza única”. É também porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil.
Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616, época em que foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, o Forte do Presépio. “Recentemente restaurado pelo Governo do Estado, é um dos locais que o turista não pode deixar de visitar” (PARATUR/2012). Essas fontes apresentadas no site da PARATUR fundamentaram em grande parte o nosso projeto, mostrando toda a capacidade e riqueza turística da nossa cidade de Belém.
Baseado no conjunto de pesquisas realizadas pela equipe do projeto (equipe do projeto, ano 2012) referentes à parte turística histórica-cultural e comercial da cidade de Belém. Observamos a pobreza de informações na área turística quanto à divulgação básica, como localização e história dos nossos pontos turísticos. Com isso, decidimos criar um catalogo turístico que possa reunir informações dos pontos catalogados.
3. MATERIAL E MÉTODOS
O material de produção do catálogo será reciclável, procuramos oferecer um material que não fosse de custo alto e que mesmo assim ainda fosse um material de qualidade, além de atender a escolha de material ideal feita pelos colaboradores na pesquisa de campo. Então optamos por investir na questão da sustentabilidade, sendo o catálogo produzido com materiais recicláveis que não agridam a natureza, agregando ao nosso projeto credibilidade e responsabilidade ambiental.
As fotos que irão compor o guia serão fotos produzidas pela própria equipe do projeto (equipe do projeto, ano 2012) e serão tiradas pela câmera Fujifilm Finepix S4000. As imagens produzidas serão posteriormente tratadas para que assim possam compor o catálogo.
As informações sobre os pontos turístico, contidas em nosso projeto, serão todas obtidas através de pesquisas que irão analisar os problemas de divulgação e especificidades de cada ponto. Dessa maneira, vamos dispor essas informações em linguagem comum para que possa ser facilmente entendida pelos turistas.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1. RESULTADOS
Através de nossas pesquisas, chegamos a diversas conclusões que possibilitaram definir varias questões e tomar decisões importantes para que o nosso projeto tomasse forma.
Pesquisamos que tipo de turistas procuram informações sobre a cidade de Belém e descobrimos que a media de turistas internos e externos tem a mesma proporção como mostra o gráfico abaixo:
Fonte: Pesquisa do projeto, ano 2012. Figura 1
Decidimos então que o catálogo será não só para turistas externos, bem como turistas internos, que moram na cidade de Belém, porem não conhecem a cidade.
Outra pesquisa que ajudou com que o projeto tomasse forma foi a pesquisa do tipo de material que mostrou claramente a escolha de materiais recicláveis, como mostra o gráfico abaixo:
Fonte: Pesquisa do projeto, ano 2012. Figura 2
A opção de pontos turísticos também foi consultada em nossas pesquisas, que mostraram que o publico prefere visitar pontos históricos da cidade e buscam esses lugares por lazer, como mostra os dois gráficos abaixo:
Fonte: Pesquisa do projeto, ano 2012. Figura 3
Fonte: Pesquisa do projeto, ano 2012. Figura 4
4.2. DISCUSSÕES
A carência de informações existente em outros catálogos e as informações necessárias que precisam ser divulgadas pra que os turistas conheçam e facilitem o acesso aos pontos turísticos, são os fatores principais que contribuem para que esse produto venha fazer algo diferente dos poucos que existem, fazendo com que esse produto tenha de fato eficiência.
Entretanto, por ser um produto já existente e não muito inovador, existem
...