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Bens Absolutamente Impenhoráveis; Bens Relativamente Impenhoráveis (arts. 649/650

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Por:   •  27/5/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

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FACULDADE ARTHUR THOMAS

CURSO: ADM - 3º PERÍODO MATUTINO e NOTURNO

PROF. Ms. : SALES

DISC. : FILOSOFIA E LÓGICA

ÉTICA E ANTROPOLOGIA EM SANTO AGOSTINHO

 A ética de Stº Agostinho: forma uma só com a sua metafísica e sua religião.

 O conhecimento ético é um caso particular da iluminação divina sendo ele próprio, um efeito das idéias divinas. ( assim como a idéia de circulo e de esfera).

 Segundo Stº. Agostinho as verdades morais são: imutáveis, necessárias e eternas.

 A sabedoria consiste no conhecimento pelo qual se obtém a Felicidade; daí se infere que se deve esforçar-se para obtê-la.

 As regras de sabedoria que nos levam à Felicidade são: respeitar a justiça, subordinar o inferior ao superior, tratar equitativamente as coisa semelhantes, dar a cada um o que se lhe deve, etc.

 As “regras morais” cuja luz brilha em nós, constituem a “lei natural”, e o conhecimento desta em nós ou percepção chama-se “Consciência”.

 A consciência moral e o conhecimento das virtudes não bastam para consumar a vida moral. Isso porque o homem não é só intelecto ele, é também vontade.

 Enquanto sua vontade não se conformar com as prescrições da verdade moral, não se pode dizer que haja moralidade.

 Stº Agostinho enumera (04) virtudes cardeais que corroboram nosso agir moral. São elas: prudência, fortaleza, temperança e justiça. Estas soam como expressões particulares da “lei eterna”, portanto, regras de conduta aplicáveis a problemas particulares da vida moral.

 Para Agostinho, o corpo do homem não foi criado como uma prisão para a alma, mas foi isso que veio ocorrer como conseqüências do pecado (transgressão da ordem divina) de Adão, e o principal problema da vida moral é o escapar-se dessa prisão.

 O entendimento de Agostinho sobre a liberdade. Segundo ele a liberdade plena não nos é acessível nesta vida, mas tentar aproximar-se dela já agora é o meio de obtê-la após a morte.

 O telos da filosofia é Felicidade. Ser feliz pelo pleno gozo da sabedoria é ser verdadeiramente Filósofo. Mas só os cristãos são felizes, porque só eles possuem o verdadeiro Deus, que é fonte de toda beatitude e, com a graça de Cristo, eles a possuirão para sempre.

 Para Stº Agostinho A História é a manifestação de um mistério, o mistério da caridade divina no constante trabalho de restaurar a criação desordenada pelo pecado.

 Ao questionamento. Porque uns devem ser salvos e outros não? Agostinho responde ser um mistério de Deus. Segundo ele a salvação é uma obra de AMOR não de JUSTIÇA; e o mistério reside muito menos em porque todos os homens não são salvos do que só alguns o são.

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