Bibliografia: LÖWY, Michael. Ideologias E Ciência Social : Elementos Para Uma Análise Marxista. São Paulo: C Ortez, 1995. TOMAZI, Nelson D. [et Al.]. Iniciação à Sociologia . São Paulo: Atual, 2000.
Trabalho Universitário: Bibliografia: LÖWY, Michael. Ideologias E Ciência Social : Elementos Para Uma Análise Marxista. São Paulo: C Ortez, 1995. TOMAZI, Nelson D. [et Al.]. Iniciação à Sociologia . São Paulo: Atual, 2000.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuelfeliciano • 2/11/2014 • 311 Palavras (2 Páginas) • 685 Visualizações
Conceitos Sociologicos:
Émile Durkheim é considerado o sistematizador da sociologia, o mesmo defendia a teoria do funcionalismo da sociedade, isto é, ele via a sociedade como um corpo em funcionamento onde todos tem sua função e com a realização das funções individuais de cada componente o todo era concretizado. Seu objeto de estudo era o fato social, ou seja, todos os acontecimentos que se podem analisar. Durkheim em sua concepção acredita que o individuo é subordinado à sociedade, sendo ele agente passivo da maneira de vida imposta pela mesma, sempre defendendo o consenso e a ordem desacredita em transformações tornando-se assim um autor conservador, conformista.
As concepções de Karl Marx são inovadoras, pois trazem em si o desejo pela transformação da sociedade, ao contrário de Durkheim sua produção teórica baseava-se na negação do capitalismo, tendo como objetivo compreender a sociedade capitalista. Para Marx o individuo pode ser analisado separadamente, ele propõe a união entre teoria e prática. A sociologia passa a ser chamada de sociologia do conflito, pois divergia as opiniões anteriores, sua preocupação maior se dava com a sociedade trabalhista, industrial. Elaborou conceitos sobre modo de produção, mercadoria, trabalho, mais-valia e alienação. Sempre explicava a sociedade com base nesse contexto.
Diferente de Durkheim e Marx, Weber vê a sociedade como o resultado de várias interações entre indivíduos, sociedade é o que se veicula entre os indivíduos. Segundo Werber podemos ser analisados de forma individuais e todos os acontecimentos seguem uma intencionalidade de quem os causa. A sua sociologia é considerada compreensível, pois visa entender a ação individual de cada ser, o mundo é explicado pela racionalidade secular. Entre todas as visões citadas essa é a que mais se assemelha a sociedade atual. Analisando as diferentes fases da sociedade percebemos a evolução do pensamento humano e somos de fato de acordo com Weber em acreditar na ação social onde toda ação tem seu objetivo.
...