Biblioteca de brinquedos
Tese: Biblioteca de brinquedos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elizacris • 5/11/2014 • Tese • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 202 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.
Pontuamos deste modo, a necessidade de ressignificar o brincar na escola com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano.
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
No entanto, para atingir o objetivo é necessário discorrer sobre as ações à concretização futura deste trabalho, tais como: destacar a origem histórica da Brinquedoteca e sua conceituação; discorrer sobre a importância da Brinquedoteca na instituição educacional como espaço mediador de aprendizagens; apresentar concepções modernas sobre a Brinquedoteca na atualidade; apresentar sobre a Brinquedoteca, sua organização, estrutura e acervo de objetos lúdicos e identificar a concepção de Brinquedoteca que os professores possuem, bem como, sua importância no meio educacional como espaço mediador de aprendizagens; elencar as informações obtidas através de questionário e confrontar estas com as teorias científicas e suas correspondências.
Num sentido mais amplo, ao estimular e desenvolver habilidades e aprendizagens na infância por meio do brincar, aperfeiçoa-se todas as dimensões e aspectos humanos, tornando-o sujeito de sua própria ação. A linguagem e a socialização proporcionadas pelo ato de brincar conduzem ao reconhecimento de sua realidade.
Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acreditamos que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.
Podemos dizer que, contrária a posição acima defendida, prover a Brinquedoteca tradicional que limitava seu atendimento, simplesmente, ao empréstimo de brinquedos ou como material utilizado para suprir atividades pedagógicas diretivas, é um ato não condizente com sua real função, pois, anula a liberdade e autonomia do aluno ao brincar.
Ressaltamos então, a importância da brinquedoteca no meio educacional como espaço que propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma global.
Ao longo deste estudo, serão abordadas teorias sobre: 1 - Revisitando a construção histórica da Brinquedoteca, com descrições sobre sua origem e evolução; 2 - Conceituando a Brinquedoteca, denotando sobre os conceitos elaborados cientificamente e citados por diversos autores; 3 - Concepções e objetivos educacionais atuais sobre a Brinquedoteca, com descrição sobre as teorias, concepções e objetivos deste espaço escolar na atualidade; 4 – A importância da Brinquedoteca na instituição educacional como espaço mediador de aprendizagens, com citações relevantes sobre o brincar de forma espontânea no espaço escolar para melhorias na aprendizagem dos educandos; 5 – O espaço lúdico da Brinquedoteca: tipos, organização e o acervo de brinquedos é relatado sobre seu espaço lúdico, os elementos que a compõe, a maneira em dispor estes materiais preciosos à infância, para atender a necessidades de todos que visitam uma Brinquedoteca.
2 CONCEITUANDO A BRINQUEDOTECA
“A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)”.
As sucessivas reformas educacionais e a imposição de políticas públicas descontextualizadas da realidade escolar depreciaram importantes áreas de conhecimento de forma incisiva na formação do ser humano, havendo uma desumanização do ambiente educativo, da escola e das estruturas educacionais do nosso país.
...