Bioetica
Resenha: Bioetica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maipira • 14/5/2014 • Resenha • 520 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
A bioética não pode ser entendida apenas como um campo do saber especifica, pois sua pratica cotidiana no enfrentamento dos problemas situam-se nas intersecções da medicina da biologia, com suas múltiplas ramificações e especializações com as ciências humanas como também com a ética.
Entretanto, o termo bioético, também denominado ética biomédica, juntamente com a disciplina que o designa, são novos. Ocupa-se a ética biomédica com aqueles temas morais que se originam na prática da medicina ou na atividade de pesquisa biomédica. Surgiu a partir de um movimento que tem por finalidade a conciliação da medicina com os interesses éticos e, ao mesmo tempo, humanísticos. Os homens que fazem parte deste movimento tentam, com uma visão crítica, examinar os princípios gerais éticos e o modo como estes princípios se aplicarão à ciência contemporânea e à prática da medicina.
“Bioética é o estudo sistemático da conduta humana nas áreas das ciências da vida e dos cuidados da saúde, à medida que tal conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”. A bioética está assentada em três princípios:
BENEFICÊNCIA: Caracterizada pela obrigação da promoção do bem-estar dos outros. É essencial levar em conta os desejos, necessidades e os direitos de outrem.
AUTONOMIA: respeitar a vontade, a crença e os valores morais do paciente. Conforme salientamos em Kant, as pessoas nunca devem ser tratadas como meios para fins de outras pessoas.
JUSTIÇA: Nos dias em que se passa à bioética, apresenta-se como algo a procura de uma conduta responsável da parte de quem deve decidir o tipo de tratamento e de pesquisas com relação à humanidade. Como conhecimento novo, a contribuição da bioética deve caminhar para respostas equilibradas ante os conflitos atuais e os do próximo século.
Falar sobre as fronteiras da bioética e uma tarefa complicada, devido a compreensão dos paradigmas que envolvem o ser humano, o ser mais complexo do planeta terra. O conhecimento vai sendo construído com base nas experiências, na solução dos problemas arquitetados na forma criativa de pensar, discernir e comparar.
A bioética não e uma metafísica, mas é um conhecimento pragmático e processual resultante de quase todas as áreas cientificas. A competência interdisciplinar ocorre quando existe interação de pessoas, troca de saberes e opinião, algo mais que dialogo necessário entre as distintas áreas e disciplinas, o dialogo será mais profundo com transmigração. As condições necessárias para que a interdisciplinaridade ocorra são: a existência de uma linguagem comum, objetivos comuns, conhecimento da necessidade de considerar diferenças existentes, domínio dos conteúdos específicos.
Por tanto a bioética precisa ser tratada e estudada com responsabilidade, os resultados sobre esse estudo podem trazer benefícios inestimáveis para a vida do ser humano.
...