TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Paulo Freire

Monografias: Biografia De Paulo Freire. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de Paulo Freire e suas Contribuições Teóricas.

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, sua família era de classe média, seu pai Joaquim Temustocles Freire era oficial da policia militar e sua mãe Edeltrudes Neves Freire natural de Pernambuco. Com apenas 13 anos de idade perde seu pai em Jaboatão, cidade onde se mudam afetados pela crise econômica de 1929.

Com 22 anos começa a estudar direito na faculdade de Recife, casa-se com 23 anos com a professora de ensino primária Elza Maia Costa de Oliveira, com sua esposa teve cinco filhos: três mulheres e dois homens. Deixa de exercer o direito e passa a trabalhar para a instituição do chamado Serviço Social-SESI. Suas principais ideias pedagógicas se formaram através da observação da cultura dos alunos, trabalhando os acontecimentos cotidianos dos alunos é que poderia alcançar o êxito em alfabetizá-los. Em 1963, na cidade de Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em apenas um mês.

Em 1964 com o golpe militar Freire que coordenava o Plano Nacional de Alfabetização, do presidente João Goulart foi preso e ficou na cadeia por setenta dias, antes de se exilar no Chile, pois seus métodos pedagógicos eram considerados uma ameaça para a sociedade, pois levavam as pessoas a terem um senso critico- reflexivo.

Durante cinco anos que ficou no Chile ele desenvolveu um programa de alfabetização para adultos no Instituto Chileno para Reforma Agrária (ICIRA) e em 1967 Paulo Freire publica seu primeiro livro “A Educação como Prática da Liberdade”, não foi somente no Chile que freire desenvolveu seus trabalhos e levou suas teses, foi também em muitos outros países como o Estados Unidos na universidade de Harvard, morou também em Genebra, Suíça onde trabalhou como consultor educacional.

Após 16 anos exilado com a lei da Anistia Paulo Freire volta ao Brasil retomando seu trabalho, lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Freire foi reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos e obras como a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia. Em 1986 falece sua esposa e em 1988 casa-se novamente.

Paulo Freire morre de infarto aos 75 anos, no dia 2 de maio em 1997.

Reflexão sobre o fragmento: “Só assim, nos parece válido o trabalho da alfabetização, em que a palavra seja compreendida pelo homem na sua justa significação: como uma força de transformação do mundo. [...] não é o método que é novo, não é um método de alfabetização que Paulo freire cria, é uma concepção de alfabetização, que transforma fundamentalmente o material com se alfabetiza; o objetivo com que se alfabetiza e as relações sociais em que se alfabetiza – enfim: o método com que se alfabetiza”. (PLT – nº263 - pp. 119- 120).

Para Paulo Freire a escola burguesa é considerada uma escola bancaria alienante, na qual os educandos são agentes passivos, sem quaisquer conhecimentos prévios, ou seja, antes da escola não detinham nenhum conhecimento, na escola o professor apenas irá depositar esses conhecimentos que o sistema elitista coloca como sendo o certo, não é somente o educando que é vítima desse sistema, mas também o educando que muitas vezes precisa cumprir essas condições imposta pelo sistema.

A educação bancária é uma educação de acomodação, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com