Bioquimica
Tese: Bioquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karine2014 • 10/3/2014 • Tese • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Bioquímica
Fisioterapia
Karine Marins Moreira 6662429188
1- Os produtos diet ficaram popularizados a partir da década de 80 com o lançamento da Diet Coke, primeiro produto da coca cola desta linha. Este tipo de produto se destinava a pacientes com diabetes, mas com o passar dos anos o mercado se voltou para a “geração saúde” e os produtos diet ganharam um novo público alvo, aqueles que queriam perder peso. Explique de forma técnica baseado na função dos carboidratos, porque produtos dessa linha são mais eficazes na perca de peso do que aqueles “zero gordura”.
Os produtos “zero gordura” são aqueles que não contem açúcar, nesses casos o açúcar é substituído por adoçante, os refrigerantes “zero” apesar da baixa quantidade de calorias, possui sódio em sua formula.
Os produtos “diet” há uma redução ou inserção de alguns nutrientes como açúcar, sódio, proteínas ou gorduras. Para alimentos “diet” há restrição de açucares ou gorduras totais, permitidos no Maximo 0,5g do nutriente em 100g ou 100ml do produto, já quando o alimento possui restrição de proteínas, este pode ser totalmente insento de nutriente. Em resumo os produtos “diet” correspondem as expectativas dos consumidores que buscam a perda de peso.
2- Feijão, beterraba e fígado são alguns dos alimentos mais utilizados na reposição férrea para o tratamento de anemia ferropriva, alem da prescrição de sulfato ferroso. Crie um esquema demonstrando a causa e mecanismo da doença em questão começando e “carência férrea” e terminando em déficit energético.
O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos. A forma de estoque é a Ferritina ou hemossiderina. Ex: os valores referenciais de ferro no organismo a serem considerados normais são para homens adultos 4,2 a 5,4, milhões de hemácias de sangue venoso. Mulheres adultas 4,2 a 5,4 milhões de hemácias por ml de sangue venoso. Um valor abaixo indica carência férrea (contagem deprimida de hemácias pode indicar anemia). (carência férrea= déficit energético) neste tipo de anemia a ingestão de ferro é menor que o mínimo necessário para as atividades do organismo, comprometendo todo o seu funcionamento equilíbrio, por isso a necessidade de ingerir alimentos com ferro para repor esta carência que se não tratadas pode gerar problemas a saúde levando o individuo a complicações e ate a morte.
3- A ligação peptídica é classificada como “reação de desidratação” em função da maneira como é executada entre dois grupos químicos fundamentais dos aminoácidos. Sendo assim determine:
a- a razão pela qual a reação recebi esta denominação.
Ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas, quando o grupo de carboxila de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula de água (H2O) isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos. Recebi esta determinação, pois ao realizar a ligação o grupo carboxila cede uma hidroxila e o grupo amino cede um hidrogênio formando assim uma molécula de água, logo na reação entre esses dois grupos químicos ocorre a perda de água, por isso o nome de desidratação.
b- Quais são os grupos químicos envolvidos na reação?
Os grupos saao NH2 e COOH este 2 nh2 e dos pequenininhos
c- Qual é o produtos final de uma ligação desta? E de 38? E de 75?
75 é proteína, 38 é polipeptídio
4- A recomendação medica para administração de antitérmico é apartir de 39°c já que a febre é uma reação do sistema imune. Porem, acima do valor estabelecido é necessário frear a febre para evitar piores conseqüências. Determine, a partir do principio de estrutura protéica e velocidade de reação enzimática a razão pela qual a febre pode combater o antigene ao qual e destinadas e também pode causar sérios, prejuízos ao funcionamento de nosso organismo utilizando inclusive um gráfico de V.R para ilustrar sua explicação.
A febre alta combate antígenos porque destrói
...