Bioquimica
Artigos Científicos: Bioquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gasr • 26/3/2015 • 555 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
Processos Metabólicos
O funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas.
O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.
Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a sínteses de proteínas a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.
Já o Catabolismo, é um processo metabólico que implica na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. Refere-se à assimilação ou processamento da matéria adquirida para fins de obtenção de energia. Parte sempre de moléculas grandes, que contêm quantidades importantes de energia. Estas substâncias são transformadas de modo a que restem, no final, moléculas pequenas, pobres em energia resultante deste processo. A quebra das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
Treinos de longa distância podem provocar catabolismo muscular, entretanto isto só acontece quando o atleta faz treinos considerados longos, em terrenos acidentados, repetidas vezes, sem dar espaços para recuperação, estamos falando de atletas de alto rendimento. Pessoas com menor preparação, sedentários, iniciantes, entram no processo de catabolismo muscular mesmo fazendo exercícios de menor intensidade.
O Catabolismo muscular ocorre em toda situação de estresse orgânico ou emocional devido ao aumento da produção de cortisol, hormônio da glândula supra-renal. As pessoas tensas e angustiadas produzem maiores quantidades de cortisol durante todo o dia. Durante os exercícios também ocorre grande aumento na produção de cortisol. Também contribuem para a degradação do tecido muscular a desidratação dos músculos durante os exercícios, para combatermos esse catabolismo devemos controlar nossas emoções e realizar treinos curtos e leves, dessa forma a desidratação e a produção de cortisol não serão excessivas e para maximizar a recuperação e armazenamento de energia após o treino, seria importante consumir carboidratos com alto índice glicêmico, pois dessa forma estaria diminuindo o desgaste após o exercício e impedindo que desenvolva um possível catabolismo muscular.
Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença. Para evitar a quebra de fibras musculares, (catabolismo), o organismo precisa de um fluxo constante de aminoácidos na corrente sangüínea. Se seu corpo não encontra proteína disponível ele irá obter a proteína que precisa quebrando seu tecido muscular. Isso é o pesadelo de qualquer pessoa que deseja ganhar massa muscular e acelerar o metabolismo.
Para evitar o catabolismo você precisa ingerir alimentos protéicos de 3 em 3 horas Isso garante que seu corpo esteja sempre sendo suprido pelas proteínas de sua dieta.
...