Bioquimica Metabolica
Monografias: Bioquimica Metabolica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thainabtt • 25/11/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 601 Visualizações
Aula 6 – Determinação de ferro no sangue
Fe: micronutriente; organismo necessita; ingestão dos alimentos.
Fç do Fe no organismo: trocas gasosas através da hb, fixação de O2 nas fibras musculares, produção de enzimas e homeostase.
Baixa concentração de Fe sangue: Anemia ferropriva, infecções crônicas, neoplasias, hipoprotenemias, mestruação, etc.
Alta concentração de Fe sangue: Anemia sideroblastica, talassemia, hepatite aguda, etc.
Introdução
O ferro e a capacidade total de fixação do ferro (CTFF) determinam-se em conjunto para identificar a quantidade de ferro transportada no sangue. Em pessoas com anemia, estes testes podem ajudar a determinar se esta se deve a deficiência de ferro ou a outra causa , como doença crônica. Os testes que avaliam o ferro não se realizam por rotina, no entanto, se a hemoglobina e o hematócrito se encontram anormalmente baixos, a determinação do ferro pode ser útil para determinar a causa da anemia. Os testes que avaliam o ferro também podem ser utilizados em casos de deficiência de ferro, de forma a verificar se o ferro esta a ser absorvido corretamente e para saber quando se deve suspender o tratamento. O teste também pode ser solicitado quando existe uma suspeita de excesso de ferro. Se tem sintomas que possam ser provocados por hemocromatose os testes que avaliam o ferro representam o melhor método para determinar o diagnostico. Numa criança que ingeriu comprimidos de ferro, a determinação dos níveis de ferro é a única forma de avaliar a gravidade da intoxicação. Uma concentração de ferro baixa com uma concentração de transferrina ou CTFF elevada deve-se normalmente a uma deficiência de ferro. Em casos de doenças crónicas, tanto o ferro como a transferrina ou CTFF encontram-se normalmente baixos. Uma baixa concentração de ferro pode provocar anemia e deve-se normalmente a hemorragias graves ou de longa duração, gravidez, crescimento rápido (nas crianças), ou alimentação muito pobre em ferro. Uma elevada concentração de ferro pode acontecer como o resultado de múltiplas transfusões de sangue, administração intravenosa de ferro, intoxicação, doença hepática ou doença renal. Também pode dever-se à doença genética, hemocromatose.
Metodologia:
Método enzimático Labtest
Material utilizado:
3 tubos de ensaio
Espectrofotômetro
Pipeta automática
Tampão nº 2
Soro
Padrão nº 2
H20 deionizada
Ferrozine
Procedimento:
Primeiro marcamos os três tubos de ensaio com seus respectivos nomes “Branco, teste e padrão”, em seguida pipetamos 2000ml de tampão nº 2 em casa tubo.
No tubo teste pipetamos 500ul de soro, no tubo padrão pipetamos 500 ul de padrão nº 2, e por últimos pipetamos 500ul de h20 deionizada no
...