Biossegurança em Centros de Estética
Por: thayzapoli • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................06
REFERÊNCIAS..........................................................................................................07
INTRODUÇÃO
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Atualmente é crescente a preocupação com limpeza, higiene e esterilização, dentro dos estabelecimentos de estética. Os profissionais e clientes desses locais estão cada vez mais informados e exigentes, portanto é de suma importância que haja conduta ética dos profissionais em relação ao conhecimento e aplicação de medidas de biossegurança voltadas para prevenção e minimização de riscos.
DESENVOLVIMENTO
Visita no centro de estética
De acordo com a proposta de trabalho, frente às cinco questões quanto a prática de biossegurança relacionadas ao estabelecimento visitado; após a entrevista realizada a profissional do estabelecimento, o qual, questionamos se o mesmo possuía extintor de incêndio e alvará da vigilância sanitário? Se a profissional possuía equipamentos individuais de proteção? Se se reutilizava os materiais descartáveis como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos? Se a profissional fez algum curso na área de beleza e se a mesma conhecia as regras para a redução de riscos presentes no exercício da profissão?
Frente estas questões sobre a biossegurança percebemos informações importantes sobre os procedimentos e condutas adequadas em um salão de beleza, tanto para o processo de esterilização e descontaminação dos usos de seus instrumentos de trabalho, bem como o chão, os móveis etc.
Sabe-se que a biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos de transmissão de doenças adquiridas pelo contato com sangue e mucosas, que podem comprometer a saúde do homem e o perigo das doenças transmissíveis associadas a atividades dos profissionais de beleza como: AIDS, Hepatite C, Hepatite B e micoses.
Sendo assim, a proprietária entrevistada, questionou sobre a limpeza do seu ambiente, cujo percebemos que a mesma, realiza a limpeza de forma adequada, com cloro ou água sanitária e os móveis são limpos com pinho gel etc. E faz o uso de uma estufa para cuidar dos instrumentos de metais, os quais são secados e esterilizados e as escovas são lavadas com água sanitária.
Ficamos cientes que a proprietária não reutiliza os materiais descartáveis como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos, porque ela possui o conhecimento de não poder fazer o uso devido poder causar doenças transmissíveis do tipo de micoses, HIV etc. Ressaltou que possui equipamentos individuais de proteção como luvas, toucas, máscaras, óculos etc.
...