Brasil: a conquista da democracia
Resenha: Brasil: a conquista da democracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaedias2014 • 11/11/2014 • Resenha • 247 Palavras (1 Páginas) • 298 Visualizações
Capítulo 17- Brasil: a conquista da democracia
A ditadura acabou há mais de 20 anos, e o que contribuiu para o seu fim foi o movimento conhecido como Diretas Já.
Em 1983 foi enviada a proposta de Dante de Oliveira ao Congresso Nacional, para que houvesse eleições diretas para presidente da república, porém o congresso rejeitou a proposta.
A ideia era que em 1983 já tivéssemos um presidente eleito pelo povo. Essa proposta ficou conhecida como Emenda Dante de Oliveira.
As reivindicações vinham desde a década de 1970, demonstrando a insatisfação com o regime militar, era a luta pelos direitos humanos, greves de metalúrgicos, as donas de casa reclamando da carestia...
Assim o Congresso Nacional votou de forma indireta para Tancredo Neves presidente e José Sarney sendo seu vice, que anteriormente, apoiava a ditadura e agora troca de lado.
Tancredo Neves, porémnão toma posse, acaba adoecendo e vem a falecer, quem assume é o vice José Sarney.
Sarney enfrentou umainflação de 300% ao ano, e para resolver o problema, implantou o Plano Cruzado sob o comando do ministro Dílson Funaro, se posicionou da seguinte forma: mudou a moeda, congelou os preços e deu abono aos trabalhadores. Logo no início parecia um plano forte, que resolveria todos esses problemas. E sendo assim, a população se envolveu e ajudava o plano e a Sarney fiscalizando sendo denominados “fiscais do Sarney” e sendo assim denunciavam práticas abusivas de preço por parte dos comerciantes para forçar aumento dos preços, sendo assim, os produtos desapareciam das prateleiras dos supermercados.
...