Brincadeiras De Rua
Trabalho Escolar: Brincadeiras De Rua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrobispo • 1/11/2014 • 439 Palavras (2 Páginas) • 2.104 Visualizações
ATIVIDADES DE RUA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO
A criança se desenvolve suas habilidades motoras e cognitivas através de sua interação e exploração com o meio ambiente, e conseqüentemente passa a dominá-las. Essas experiências motoras vivenciadas no cotidiano da criança são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em áreas livres como, praça, quintal, rua, etc.. Mas como já se é notado, essas áreas livres estão perdendo seu espaço para a urbanização e inovações tecnológicas que vem ocorrendo nos últimos anos.
O papel do professor é tornar as aulas de educação física atrativas e agradáveis, incentivando seus alunos a se tornarem mais ativos e saudáveis. As crianças que brincam fora do ambiente escolar, apresentam um desenvolvimento motor e desempenho maior do que aqueles que não têm esse hábito de brincar.
ATIVIDADES DE RUA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A correlação entre brincar na rua e manipulação, indica que as crianças que utilizam a rua como espaço de brincadeira apresentam desempenho motor de manipulação superior à das crianças que não tem essa mesma possibilidade, uma vez que as atividades que envolvem habilidades de manipulação desenvolvem-se com o uso de elementos como, por exemplo, a bola.
As brincadeiras realizadas ao ar livre, em espaços vagos são denominadas brincadeiras de rua; Elas não nascem nas escolas, mas sim nas ruas, mas estão sendo levadas para as escolas como propostas de aulas de educação física escolar com o intuito de resgatar a cultura infantil e enriquecer conteúdos pedagógicos. A brincadeira é universal, e tem origem na tradição infantil.
A especialidade da criança é brincar, as brincadeiras ao ar livre criam condições para a criança adquirir consciência do seu corpo, vivenciando na prática conceitos da educação física.Muitas brincadeiras só tem graça quando em conjunto: jogar bola, correr atrás do companheiro para pegar ou esconder dele, procurar, achar, etc ..
A aula de educação física é grande auxiliadora nesse processo, em que os profissionais dessa área devem conhecer o desenvolvimento motor da criança para que possam aplicar atividades que promovam seu desenvolvimento. Por exemplo, o esconde-esconde é uma atividade que estimula o deslocamento da criança em alta velocidade em trajetos curtos.Para se esconder, a criança conhece o próprio corpo e estabelece uma relação entre ele e os objetos que serão usados para se ocultar,também o espaço a ser usado na brincadeira.
Pular amarelinha, que é a brincadeira ideal para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental, como atividade em educação física, favorece o desenvolvimento da noção espacial, lateralidade, equilíbrio e força nos membros inferiores.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Neto A.S; Mascarenhas L.P.G; Nunes G.F; Lepre C.; Campos W. Relação entre fatores ambientais e habilidades motoras Básicas; rev. Mackenzie de educação física e esporte-2004,3(3) 135-140
...