Briquedoteca
Seminário: Briquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaceia • 26/10/2013 • Seminário • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
Considerando que todo ser humano é formado através das experiências que vivencia dentro de uma determinada cultura em um momento histórico específico e que o brincar é a atividade principal da criança, criaram-se então as brinquedotecas com o intuito de ser o espaço onde a criança tenha voz e vez, sendo respeitado o direito a infância.
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários á prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma geral reconhecem a importância da brincadeira, do brinquedo e do jogo na práxis educacional, e no direito á infância.
Ressaltaremos desse modo a necessidade de ressignificar o brincar na escola, valorizando a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender brincando.
Para alcançar os propósitos, o presente estudo objetiva conhecer opiniões de um aluno do ensino fundamental da rede pública da Escola Estadual Dona Guidinha do município de Diamantina quanto á importância da brinquedoteca no ambiente escolar. No ambiente da brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender a atuar com subjetividade no cotidiano escolar e na sociedade.
Ressaltaremos então, a importância da brinquedoteca no meio educacional como espaço que propicia estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância.
Quando a criança está brincando ela mergulha em um mar de possibilidades. Neste espaço ela pode recriar e enfrentar situações por elas vividas no seu cotidiano. É por isso que todas as crianças precisam usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais que as atividades lúdicas proporcionam.
BRIQUEDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.
A idéia de infância é uma idéia moderna, porém durante grande parte da idade média, as crianças foram consideradas seres sem estatuto social, sem autonomia existencial e em muitas situações essas crianças eram rejeitadas o que era aceitável pela sociedade.
Atualmente sabemos que toda criança tem direito a não trabalhar e sim de brincar, pois brincando a criança adquiri conhecimento, interioriza, construindo seu próprio pensamento e desenvolvendo suas potencialidades. Nesse sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes.
O brincar não está relacionado apenas no pré-escolar, ele deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequadas a cada idade. A presença da brinquedoteca na vida das crianças, hoje tem um papel fundamental, uma vez que vem proporcionar as crianças á aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo.
Ao entrevistar uma criança de apenas nove anos de idade, vimos á importância do brincar no ambiente escolar, uma vez que a própria criança afirma que brincando também se aprende. Diante disso vimos que a criança de hoje está brincando menos em relação com as crianças de 50 anos atrás, isso se remete a vários aspectos: o avanço tecnológico, a tecnologias dos brinquedos, a responsabilidade que muitas mães atribuem a seus filhos de cuidar de casa, cuidar de outras crianças, tirando deles o direito de curtir a própria infância.
E assim, o brincar sofreu consideráveis degradações, sendo conceituado como algo inútil, carregado de preconceitos impostos pela sociedade capitalista. Questionamos então: se a criança não tem espaço e tempo para brincar, nem na escola, nem em casa, onde irão exercitar a ludicidade que é tão importante ao seu desenvolvimento?
Destaca-se então, a importância em resgatar a real função da escola enquanto espaço ressignificador do lúdico para humanização da criança. Toda criança merece brincar e tem a necessidade de fazê-lo.
A brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, permitindo assim a construção da identidade, autonomia e conhecimento.
A criança entrevistada no início dessa pesquisa afirma que toda brinquedoteca deve ter brinquedos como: bonecas, bolas,
...