TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brise Soleil

Tese: Brise Soleil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Projetado por Le Corbusier para o cirurgião Pedro Domingo Curutchet deve a sua fama mundial é o único construído na América do Sul como os planos do arquiteto, que sabiam Argentina e na cidade de La Plata para a sua viagem em 1929 , mas nunca viajou para a Argentina durante a trasncurso do trabalho . A gestão técnica do trabalho foi encomendado por Le Corbusier sugestão Dr. Curutchet de Amancio Williams, confiança arquiteto argentino que teve alguma influência sobre o desenvolvimento final do projeto , como a rotação de 180 ° da escada , substituindo Acesse as paredes de paredes de vidro e obtenção de permissão municipal para o trabalho poderia ser construído de acordo com as medidas propostas por Le Corbusier e não de acordo com as regras em vigor no país. Em 1951, devido a divergências entre Le Corbusier eo último renuncia Williams, Simon Ungar assumir a liderança e, finalmente, o engenheiro Alberto Valdés .

Era a única casa que o arquiteto teve a satisfação de saber que ela foi construída na América Latina, como em outras obras comumente atribuída , Le Corbusier só trabalhou nos esboços.

A casa se ​​destaca por Curutchet sejam plenamente alcançados os princípios característicos da arquitetura proposta Le Corbusier : piso plano aberto , terraço com jardim e aventanamientos horizontais fachada livres.

Em 1987 foi declarada um monumento nacional e, posteriormente, tornou-se a sede do CAPB ( Colégio de Arquitetos da Província de Buenos Aires ) . Atualmente ele está aberto para visitação pública .

Localização

A casa fica em um pequeno lote de 9m e 20 m de profundidade , na Avenida 53 n º 320 , entre a festa com uma localização excepcional , na cidade de La Plata, o capital província de Buenos Aires, Argentina . Ele está localizado em uma área residencial na Avenida N º 53 , em frente à Plaza Rivadavia e separado do principal espaço verde público da cidade , a floresta , pela Avenida 1 , uma das mais movimentadas artérias urbanas.

Em um destaques puramente arquitetônico dois elementos fundamentais : a construção de uma casa em um terreno de dimensões limitadas entre o partido e que , como resultado de planejamento urbano na cidade de La Plata , como ruas diagonais , o eixo longitudinal do campo tem um inclinação está perto de 45 graus.

Conceito

É uma casa entre o contexto que integra propondo uma viagem interior como uma extensão da rua da aldeia , onde convergem a árvore existente no pátio do andar térreo , transparências conferidos pelo projeto e os espaços fragmentados propostos.

Ao projetar -la, Le Corbusier levou em conta as necessidades dos futuros moradores e dividiu a casa em dois volumes nitidamente separadas : a área de escritório para a frente e para trás área de habitação , tanto articulada pelo tribunal e da rampa de acesso. Esta rampa está enfrentando a porta da frente, dentro de circulação organizada sob a forma de um passeio ascendente (Promenade architecturale ) . A aparência da rampa como espaço induzida ( você não pode escapar do inclinado ) forças em torno da casa verticalmente , oferecendo um interessante conjunto de perspectivas.

A relação formal para o meio ambiente também é evidente na localização do pórtico de acesso e de continuidade que dá a capa da frente do terraço , que funciona como uma tela , dando continuidade à linha de frente, tão típica de cidades latino-americanas .

Com casa Curutchet , Le Corbusier levou para produzir um objeto único e sem precedentes, não só para a época, mas também dentro de seu próprio trabalho. Ele não é mais uma especulação abstrata que ignora seu ambiente, mas sim o oposto : Casa Curutchet é concebido como um tecido delicado entre o velho eo novo , o uso do espaço e dos elementos apresentados como medianas e parque , e criação de novos espaços, como o terraço e pátio. O projeto é baseado em uma contradição constante entre a racionalidade da trama ortogonais, formas orgânicas estruturais regulares e o uso gratuito adotando as paredes por não ter que transportar cargas .

Descrição

Le Corbusier sempre defendeu que o homem precisa estar cercado de beleza. Arquiteturalmente conseguida utilizando formas elementares em conjunto com a relação entre a geometria e também como resultado de uma funcionalidade bem sucedido.

Espaços

Planta consultório

Piso térreo e primeiro corpo

A fachada é definida pela ausência da parede, em seguida, executar um acesso pedonal com quadro livre de concreto, colunas isoladas e uma grade de retângulos no primeiro e segundo nível para isolar guarda-chuvas maneira espaços de escritório e terraço , formando o primeiro corpo da casa.

O piso aberto permitiu a preservação de uma árvore, instrumental no caminho dos dois volumes e parte do terraço com jardim no último andar .

O projeto foi organizado em dois blocos distintos: uma área de trabalho e uma área privada . Na primeira , Dr.Curutchet do médico é organizado no primeiro nível , coincidindo com a frente do enredo e um piso térreo praticamente livre , contém apenas uma garagem e elementos de serviço .

Rampa

A rampa que liga as duas partes da casa, torna-se um elemento de arquitectura essencial , não apenas funcionalmente , mas também a criação de hierarquia na relação espaço-tempo. Esta abordagem dinâmica espacial foi em grande parte criado pelo arquiteto em seu trabalho , buscando proporcionar perspectivas visuais e mudança inesperada ao longo do percurso , e os elementos funcionais também são capazes de criar beleza e, assim, tornar as pessoas mais felizes.

Segundo corpo

No fundo , ligado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com