CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Projeto de pesquisa: CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrodefreitas • 18/1/2015 • Projeto de pesquisa • 2.709 Palavras (11 Páginas) • 306 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ser sustentável é conseguir prover as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em garantir suas próprias necessidades
“A Sustentabilidade significa a garantia de que todos os seres têm as condições de viver, reproduzir-se e permanecer na natureza. Também diz respeito ao cuidado, que é a atitude subjetiva de renúncia a toda agressão e violação da natureza, de zelo em curar as chagas passadas e impedir as futuras”.
Leonardo Boff
A EMPRESA
A CAIXA ECONOMICA FEDERAL foi criada em 1861 e, desde então, é o principal agente de políticas públicas do governo federal. Presente na vida de milhões de brasileiros é uma empresa 100% pública.
MISSÃO
Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado Brasileiro.
VISÃO
A Caixa será referência mundial como banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como o banco da maioria da população brasileira.
VALORES
• Sustentabilidade econômico-financeira e socioambiental.
• Valorização do ser humano.
• Respeito à diversidade.
• Transparência e ética com o cliente.
• Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CEF.
• Eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.
DESEMPENHO AMBIENTAL
Uma das empresas com maior poder de compra do país, a Caixa usa sua influência sobre a cadeia de fornecedores para disseminar as práticas da sustentabilidade. Condiciona, por exemplo, a aquisição de produtos e serviços ao cumprimento de requisitos sociais e ambientais.
A política ambiental da Caixa trabalha com foco no cumprimento dos cinco grandes objetivos estratégicos:
1. Dispor de portfólio de serviços socioambientais;
2. Implementar com as áreas afins as diretrizes socioambientais da nova política de crédito, de forma integrada;
3. Ser o principal agente financeiro executor das políticas públicas de meio ambiente;
4. Ser o principal agente indutor do desenvolvimento de cidades sustentáveis;
5. Desenvolver um programa de gestão para a sustentabilidade ambiental.
O alcance de tais objetivos passa obrigatoriamente sob as lentes da sustentabilidade, a fim de explorar plenamente as oportunidades de reduzir o consumo de recursos naturais, reutilizar materiais na medida do possível e reciclar a maior parte daquilo que for descartado.
INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DA CEF
Influência sobre a cadeia de valor
Em sua Política de Relacionamento com Fornecedores, a Caixa condiciona as aquisições de produtos e serviços ao cumprimento de requisitos sociais e ambientais. Uma das empresas com maior poder de compra do Brasil, a Caixa usa sua influência sobre a cadeia de fornecedores para disseminar as práticas da sustentabilidade.
Consumo de energia e água
A maior parte da energia elétrica consumida nas unidades da Caixa provém da matriz energética limpa de hidrelétricas. Por sua vez, o uso de energia obtida a partir de combustíveis fósseis (diesel) em geradores da própria empresa está restrito a situações contingenciais, quando o fornecimento de eletricidade pelas concessionárias locais é interrompido.
O volume de água reciclada usada na empresa correspondeu a 3.220 m3, perfazendo um percentual de utilização de 0,18% do consumo total. Os números correspondem a 12 agências dotadas de sistemas de captação e tratamento de águas pluviais, para reuso em bacias sanitárias e na limpeza dos ambientes das unidades.
Inovações em agências
A Caixa adota critérios sustentáveis na construção de novos imóveis próprios e nas reformas de instalações existentes em todo o país. As agências novas ou reformadas devem consumir menos recursos naturais, com custos operacionais mais baixos e impactos ambientais reduzidos. Já são 20 os edifícios dotados de inovações sustentáveis, cuja aplicação varia conforme as possibilidades oferecidas pelo espaço físico da unidade e sua situação geográfica.
Um dos principais mecanismos de que a Caixa dispõe para racionalizar e reduzir seu consumo de recursos é o Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdício (Proged). Entre as ações para redução das emissões, está à adoção de itens de eco eficiência nos prédios da Caixa, o estabelecimento de metas para a redução de viagens aéreas, além de medidas para a redução do consumo de energia e papel, implementadas no âmbito do Proged.
Além disso, as iniciativas que compõem o programa aportaram o benefício da conscientização de empregados e colaboradores. Em âmbito interno, o Programa de Auditoria Ambiental trata de verificar o desenvolvimento de requisitos ambientais nas ações da própria Caixa.
Consumo e reciclagem
A empresa busca conciliar a responsabilidade no uso de recursos naturais com ação social. O sistema de coleta seletiva e solidária da Caixa recolhe os resíduos gerados nos processos de trabalho interno e os destina à reciclagem, gerando trabalho e renda para catadores e cooperativas recicladoras, e em consequência a redução do volume de lixo nos aterros das cidades e impulso ao mercado brasileiro de reciclagem, além de conscientizar os empregados acerca da destinação correta do lixo.
O Programa Ilhas de Impressão – iniciativa que racionaliza
...