CAPÍTULO V PEDAGOGIA E MODERNIDADE: PRESENTE E FUTURO DA ESCOLA
Ensaios: CAPÍTULO V PEDAGOGIA E MODERNIDADE: PRESENTE E FUTURO DA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sueli.sardinha • 19/8/2013 • 818 Palavras (4 Páginas) • 5.000 Visualizações
CAPÍTULO V
PEDAGOGIA E MODERNIDADE:
PRESENTE E FUTURO
DA ESCOLA
A discussão atual do papel da educação ante as novas realidades econômicas, políticas e culturais, definidoras do mundo contemporâneo, faz repor os temas da Pedagogia, da modernidade e das novas tarefas da escola. Há algumas anos, boa parte dos educadores críticos tinha mais convicções e certezas do que têm hoje.
Perguntas começam a surgir: Quais são as perspectivas do futuro para o qual temos de preparar os indivíduos? A educação escolar subsistirá ao impacto da sociedade da informação, das novas tecnologias e dos novos meio de comunicação? A quem interessa o discurso atual de revalorização da educação?
A Pedagogia Crítico-Social ( crítica ao não cumprimento da exigência emancipatória da educação pela sociedade burguesa), vem para tentar analisar estas questões . Mas, ela não teria dado conta de “ultrapassar os limites de sua investigação crítica de cada realidade educacional dada. ” (Schmied-Kowarzik)
A proposta pedagógica deve ser uma prática teórica e uma teoria prática. E não ficar apenas nas universidades.
A pedagogia no Brasil hoje, vive um grande paradoxo. De um lado, ela está em alta na sociedade. Por outro lado, essa mesma Pedagogia está em baixa em setores intelectuais e profissional.
Primeiro, é preciso explicitar em que consiste o campo do pedagógico . Pedagogia, é definida como teoria e a prática da educação. A educação é uma ação e um processo de formação pelo qual os indivíduos podem integrar-se criativamente na cultura em que vivem. Quanto ao objeto- o ato educativo- é plural, e para analisá-lo e compreendê-lo: o sociológico, o econômico, o psicológico, o biológico, etc.
Há múltiplas modalidades de prática educativa,portanto, muitas formas de intervenção pedagógica, tais como Pedagogia familiar, a Pedagogia Profissional, a Pedagogia social, A Pedagogia escolar.
Historicamente, a muito se pensa em Pedagogia. Num dicionário francês de 1690: “Pedagogo: Mestre ao qual se dá o encargo de instruir e de educar um aluno, de ensinar-lhe gramática e de vigiar (prendre garde) suas ações.
Comênio, 1957: 155 diz: “ A escola é uma verdadeira oficina de homens […] onde absolutamente tudo seja ensinado absolutamente a todos”
O século XVIII é chamado o século da Pedagogia, surgem grandes nomes da Pedagogia, como Rousseau e Pestalozzi, mas porque se desenvolve a educação pública estatal e inicia-se a educação nacional.
O século XIX se distingue por mergulhar a teoria educacional mais a fundo na modernidade, inaugurando a cientificidade da Pedagogia. Com Herbart, o saber sobre a educação desvincula-se da Filosofia e torna-se saber científico, como conhecimento metódico, sistematizado e unificado. E institui dois pilares:a ética e a Psicologia.
No começo do século XX, lança fortes críticas a Herbart, por este ter exagerado no papel atribuído às matérias de estudo para o desenvolvimento mental e moral.
A Pedagogia ainda convive com os paradigmas clássicos, uma mostram uma compreensão
...