PEDAGOGIA DE MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA
Projeto de pesquisa: PEDAGOGIA DE MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanmedeiros2014 • 30/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.033 Palavras (9 Páginas) • 573 Visualizações
FACULDADE DE MACAPÁ-FAMA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BENEDITO LEIDISON P. MISQUITA
EVANDRO DOS SANTOS ALMEIDA
GABRIEL LIMA CAMPOS
GILSE CAROLINE S. SOARES
JEAN PATRICIO C. MEDEIROS
WENVERSON S. PINTO
PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA
MACAPÁ-AP
2014
BENEDITO LEIDISON P. MISQUITA
EVANDRO DOS SANTOS ALMEIDA
GABRIEL LIMA CAMPOS
GILSE CAROLINE S. SOARES
JEAN PATRICIO C. MEDEIROS
WENVERSON S. PINTO
PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Jogos Brinquedos e Brincadeiras, no Curso de Educação Física, na FACULDADE DE MACAPÁ - FAMA sobre a orientação do Prof.(a). Ana Rita.
MACAPÁ-AP
2014
RESUMO
UM NOME INADEQUADO
Segundo Freire a pré-escola é a preparação para o futuro da criança que vai proporcionar o prazer de ser e sim do que será na infância. A infância é um período da vida onde se pode viver muito intensamente. Como o autor falar que a infância é um período com muita atividade, movimento e fantasia, e que a criança ao longo do aprendizado irar se preparar para o futuro. O autor, também gostaria que a pré-escola recebesse um nome mais adequado com primeira infância ou jardim de infância. Mas a realidade é outra os problemas sócias que as famílias passam levam cada vez mais às crianças a pré-escola. Trata da questão relacionada aos problemas sociais que afetam diretamente no desenvolvimento das crianças quando essas são desvinculadas de suas famílias. Alguns pais, por considerarem necessária a formação dos filhos, os encaminham à pré-escola na intenção de que eles sejam alfabetizados e assim, possam ser preparados para "o futuro" assegurando uma vida de "sucesso". Para ele, a condição em que a educação pré-escolar é tratada, não possibilita nenhuma valorização em si mesma.
ATIVIDADE CORPORAL E BRINQUEDO
Se uma professora recém-contratada não tiver conhecimento teórico e uma boa experiência prática, corre o risco muito mais de atrapalhar do que ajudar.
Professores competentes custam caros, e nem todas as pré-escolas possuem condições econômicas ao nível de contratar tal profissional, sendo também que muitas não possuem espaço físico adequado para as atividades corporais.
Como é o brinquedo na primeira infância? O brinquedo existirá de acordo com os seguintes fatores: culturais, social e econômico. Quanto mais nova é a criança, mais individual e autocentrado será seu brinquedo.
Muitas escolas valorizam apenas o aprendizado da alfabetização. Emília Ferreiro afirma que nada vale a alfabetização se a aprendizagem não for significativa, e o significativo nessa fase depende da ação corporal.
Uma criança não vai para a escola apenas para se alfabetizar. Se esse fosse o papel das chamadas pré-escolas, seria sua condenação a ser eternamente pobre como instituição de ensino.
DESENVOLVIMENTO MOTOR
O Papel da Educação Física no Desenvolvimento Infantil
A manifestação de esquemas motores, nada mais é de organização de movimentos construídos pelos sujeitos, em cada situação, construções essas que dependem, tanto dos recursos biológicos e psicológicos de cada pessoa, quanto das condições do meio ambiente em que ela vive.
Não há qualquer dúvida de que fora situações especiais que gerem deficiências, toda criança que nasce possui recursos biológicos para respirar. No entanto, isso não garante que ela respire. Um dos elementos indispensável ao ato de respirar – o oxigênio no meio externo – não nasce com individuo: é um componente vital que não pertence a ele, a ação de respirar só existira no momento em que aparelho respiratório e oxigênio se encontrarem.
O homem é um ser carente, pois lhe falta parte do que precisa para compor a vida, nem se quer para o simples ato de respirar ele se basta. Boa parte das descrições sobre o desenvolvimento infantil refere-se aos atos de pegar, engatinhar, sugar, andar, correr, saltar, girar, rolar, e assim por diante, movimentos que constatamos em quase todas as crianças. O que se espera e que as crianças possam, da melhor forma possível, apresentar em cada período de vida uma boa qualidade de movimentos.
A Educação Física deveu atuar como qualquer outra disciplina da escola, e não desintegrada dela. As habilidades motoras precisam ser desenvolvidas, sem dúvida, mas devem estar claros quais serão as consequências disso do ponto de vista cognitivo, social e afetivo. Sem se tornar uma disciplina auxiliar de outras, a atividade da educação física precisa garantir que, de fato as ações físicas e as noções lógicas-matemáticas que a criança usará nas atividades escolares e fora da escola possam se estruturar adequadamente.
É preciso entender que as habilidades motoras, desenvolvidas num contexto de jogo, de brinquedo do universo da cultura infantil, de acordo com conhecimento que a criança já possui, poderão se desenvolver sem a monotonia dos exercícios prescritos por alguns autores.
Uma viagem chamada vida
Neste capitulo é abordado o desenvolvimento psicomotor do ser humano, intra-uterino e pós-uterino. Baseado nisso, trata-se da desconsideração do desenvolvimento psicomotor e biológico. Trata também do desejo de que o individuo tem em retornar ao ambiente intra-uterino. Fala da forma de adaptação do ser humano ao nascer. Isso tudo é idealizado e exposto por alguns autores ao padronizarem os exercícios nas aulas de educação física.
Defende que alguns movimentos não são padronizados,
...