CASE AMBEV
Trabalho Universitário: CASE AMBEV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TRABALHO2103 • 13/5/2014 • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 803 Visualizações
Projetos interdisciplinares
Segunda entrega de perguntas do CASE AMBEV.
Perguntas solicitadas por cada professor do 3 semestre de Gestão Comercial.
(Fonte:WWW.AMBEV.COM.BR)
Osasco
MAIO/2014
SUMÁRIO
4 ............................................................ PROFESSORA: Ana Lucia (Planejamento e Operação de Vendas)
7...............................................................PROFESSOR: Mario (Matemática Financeira)
8...............................................................PROFESSORA: Aline Castro (E-commerce)
9...............................................................PROFESSORA: Jacqueline Vidigal Aricó (Administração de Marketing )
10...............................................................PROFESSOR: ARISMAR (Lesgislação Empresarial)
PROFESSORA: Ana Lucia (Planejamento e Operação de Vendas):
2 - Quais são os princípios de venda pessoal, que os presidentes da Ambev utilizaram para obter o sucesso deste empreendimento? Cite três exemplos.
A criação da AmBev enfrentou muitos críticos, principalmente dos seus concorrentes, a exemplo da Schincariol e Kaiser, porém a decisão do CADE já havia sido tomada e só cabia aos seus concorrentes aceitar. O CADE aprovou a fusão, porém impôs a AmBev algumas obrigações, dentre uma destas obrigações estava a venda da marca Bavária e das suas respectivas fábricas. Mesmo com tantas críticas, a AmBev também teve votos de pessoas importantes que saíram em sua defesa colocando alguns pontos positivos que a nova e grande organização traria para o país.
Ou seja, a AMBEV teve que criar estratégias para se fortalecer diante do mercado, vendendo realmente a sua estratégia ao criar a fusão e utilizar-se se sua venda pessoal para fazer com o mercado acreditasse nesta ação.
Exemplo 1- A INOVAÇÃO - que ganha um setor específico dentro da AmBev
A preocupação da AmBev é fazer com que a mente de seus profissionais não fique parada. Ao se lançar uma inovação no mercado através de um produto novo, não se sabe se o mesmo terá sucesso ou fracassa e este mistério é o que cerca as inovações. A AmBev no ano de 2004 fez uma reorganização em seu processo de inovação, em vez dos responsáveis pelas marcas cuidarem das modificações e da criação de novos produtos, foi criada uma área específica que ficaria responsável por cuidar das inovações, e isso permitiu com que as coisas fluíssem com maior agilidade dentro da empresa e economizou tempo e recursos, conforme afirmou Carlos Lisboa - diretor de marketing da AmBev na época.
Exemplo 2- VANTAGENS COMPETITIVAS
A AmBev conseguiu com o passar dos anos se tornar referência em gestão, crescimento e rentabilidade. A empresa persegue continuamente a maior eficiência em custos, característica marcante da economia neoclássica que tem seu foco fundamentalmente sobre a eficiência dos recursos.
A AmBev não deixa de ser ao mesmo tempo uma empresa que segundo analistas é arrojada e obstinada, agressiva e principalmente inovadora e diante dessas características, vemos através das ações desta empresa traços que vão de encontro a uma economia de inovação, bem como o uso de novas fontes de matérias primas e a penetração em novos mercados, são fatores que levam a expansão industrial das organizações que fazem uso destas políticas
3 exemplo: FORTALECER SEUS FUNDAMENTOS
Com o slogan” multinacional verde e amarela”, a Ambev deixou claro que sua intenção era expandir-se no mercado internacional com a estratégia de distribuição mundial do Guaraná Antarctica, por meio de estrutura oferecida pela Pepsi. O principal argumento a favor da fusão, anunciado pelos grupos controladores da antártica e da Brahma. Era o seu fortalecimento para serem presas futuras do capital estrangeiro e da desnacionalização.
(FONTE: SITE: WWW.AMBEV.COM.BR, REVISTA EXAME, SITE WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR )
3. Qual é a consideração que você gestor (a) comercial pode definir da administração da força de vendas no caso Ambev? Cite três exemplos.
As considerações do grupo já exemplificando:
O SURGIMENTO DA COMPANHIA ,pois impulsionou o setor de bebidas brasileiro, trouxe ao mercado novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou a variedade de produtos de qualidade a preços mais acessíveis, além disso dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.
Confirmando a estratégia adotada pela AmBev, acreditamos que a INOVAÇÃO é outro exemplo importante em qualquer mercado e se faz necessaria. E a AmBev procura trazer inovações em várias frentes, tanto no produto como nas embalagens, na forma como você compra o produto e é claro na criação de novos produtos. Para eles as inovações nesse mercado são muito grandes e com certeza continuarão nessa tragetória.
Por fim, A EXPANSÃO, que nas Américas começou em 1994, quando a Brahma deu início à sua presença internacional através de operações no segmento de cerveja na Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2003, após a formação da Ambev, a Companhia acelerou sua expansão fora do Brasil através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Ainda em 2003 e também ao longo de 2004 a Ambev efetuou uma série de aquisições em mercados como América Central, Peru, Equador e República Dominicana. No ano seguinte, a Companhia passou também a operar no mercado de cervejas do Canadá através da incorporação de uma controladora indireta da Labatt. Por fim, em maio de 2012, a Ambev expandiu suas operações no Caribe através de uma aliança estratégica com a E. León Jimenes S.A..
Atualmente a Ambev tem operações em 16 países: Brasil, Canadá, Argentina,
...