CASO CLINICO BCP
Pesquisas Acadêmicas: CASO CLINICO BCP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anybastos123 • 15/12/2014 • 350 Palavras (2 Páginas) • 893 Visualizações
S.M.S, sexo feminino, 95 anos, branca ,viúva e aposentada. Esteve internada no setor de internação no Hospital Villa Lobos na cidade de São Paulo. Com queixa de dificuldade respiratória febre, tosse com expectoração mucopurulenta e dor torácica. Nega ser alérgico a medicamentos. Paciente relata não ser tabagista e não possuir histórico da patologia na família, possui MCP definitivo e veio a ser internado devido ao diagnostico de BCP.
A broncopneumonia é o processo inflamatório agudo dos brônquios e do tecido pulmonar que provoca o acúmulo de pus nos alvéolos e bronquíolos causado por vírus ou bactérias.
Esta afecção atinge maioritariamente as crianças, os idosos e os indivíduos particularmente enfraquecidos. Pode ser primitiva ou representar complicações de doenças infecciosas
Diagnósticos de Enfermagem
Padrão respiratório ineficaz relacionado à limitação do fluxo de ar, evidenciado por dispneia, tosse e presença de secreções.
Termorregulação Ineficaz relacionado à capacidade diminuída de manter a temperatura corporal dentro dos padrões normais, evidenciado por elevações de temperatura acima de 37ºC.
Distúrbio de sono relacionado à dificuldade respiratória, evidenciado por dispneia quando está dormindo.
Risco de infecção relacionada ao comprometimento da função pulmonar e dos mecanismos de defesa.
Intolerância a atividade relacionado comprometimento da função pulmonar evidenciado por dispneia ao menor esforço.
Ansiedade relacionada ao estado clinico evidenciado pela preocupação.
Prescrição de enfermagem
1. Monitorar o estado respiratório (frequência respiratória, uso da musculatura acessória, retrações e oscilação das narinas, cianose, sibilos e tosse).
2. Oferecer oxigeno terapia conforme a prescrição médica e se necessário;
3. Manter cabeceira da cama elevada a 45º(Fowler).
4. Verificar sinais vitais de 6/6 horas.
5. Comunicar a enfermeira de plantão se a temperatura estiver acima de 37°.
6. Avaliar disfunções respiratórias como sibilos, tosse e episódios de cianose.
7. Explicar que a mudança de ambiente é necessária para sua melhora.
8. Explicar os cuidados realizados pela equipe de enfermagem são importantes e objetivam sua melhora , portanto , o seu bem.
9. Identificar as primeiras manifestações da infecção respiratória, dispneia crescente, fadiga, alteração na cor, na quantidade e no tipo de escarro e irritabilidade.
10. Orientar a equipe com os cuidados para evitar infecções cruzadas tais como lavagem adequada das mãos e o uso de EPI´s.
...