CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE
Por: Linnnn • 5/6/2019 • Projeto de pesquisa • 869 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE
Aline Nobre Silva
EXERCÍCIO:
Belém-Pará
2019[pic 3]
ALINE NOBRE SILVA
MARIA ELENA SEGTOWICK
A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS
Trabalho de terceira avaliação, apresentado a UEPA, como parte das exigências para obtenção da aprovação na matéria de Informática Aplicada ao Secretariado I
Orientador: prof. Jamir Alexandre
Belém-Pará
2019[pic 4]
- Exercício do 1 capítulo – SOCIOLOGIA: UMA CIÊNCIA DA SOCIEDADE
- O que faz com que o conhecimento científico seja diferente de outras espécies de conhecimento?
R – Devido ao fato de a ciência ter como finalidade explicar a realidade com base em observações sistemáticas dos fatos. Portanto a mesma se difere da filosofia, por se basear em suas explicações e princípios gerais, especulativos e até mesmo em observações casuais em fatos.
- Em que a Sociologia difere da Filosofia Social?
R – O que difere é que diferente da Filosofia, a Sociologia não emite juízo de valores, nessa ´parte de especulações baseadas na observação casual, ou seja, por meio do conhecimento científico.
- Qual o papel da dedução na investigação cientifica?
R – A dedução entra na investigação científica quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente. Outrossim, pois a dedução é o resultado do conhecimento científico.
- Por que a ciência não pode ser exclusivamente indutiva?
R – Pois, de outro modo a ciência não poderia avançar. Além do mais não existe percepção bruta. Ao contrário, a percepção se dá sempre através de ideias prévias que a orientam. Ademais, a ciência não possui todas as respostas para induzir o conhecimento, por essa razão precisa ser dedutiva, abrangendo os campos que ainda não foram descobertas.
- Por que podemos afirmar que não é possível a apreensão imediata dos fatos observáveis?
R – Porque a percepção sempre se dá através de ideias prévias. Logo, não é possível a apreensão imediata dos fatos. Pois há sempre uma construção prévia, por meio de fatos, ideias etc.
- Por que se admite que os sociólogos devem procurar ter consciência dos seus valores?
R – Pois se o sociólogo é motivado pelo conhecimento que possui a respeito da sociedade para engajar-se na ação política, este engajamento representa antes um direito que ele possui como cidadão do que uma obrigação como sociólogo. Assim como, não permite a influência desses valores, pois, caso aconteça, essa análise pode se tornar tendenciosa.
- Quais as relações entre História e Sociologia?
R – A história é imprescindível na compreensão da organização social, totalmente ligada a sociedade. Todos os fenômenos sociais que conhecemos, possui um contexto histórico. Dessa forma, a Sociologia e a História possuem mais em comum do que imaginamos, pois a compreensão em profundidade dos fenômenos sociais demanda a conjunção de todas as ciências, razão pela qual são independentes em suas interpretações, no que diz respeito à sociologia, altamente interagida com os fatos históricos.
- Se existe uma ciência especifica dos fenômenos econômicos, como se justifica que os sociólogos também possam estudar esses mesmos fenômenos?
R – A Sociologia também se ocupa do estudo dos fenômenos, mas numa visão sumário, não estudando os processos econômicos, e sim, as condições sociais que eles ocorrem e suas influências.
...