CICLO DO ENXOFRE
Pesquisas Acadêmicas: CICLO DO ENXOFRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabisehn • 27/8/2014 • 352 Palavras (2 Páginas) • 832 Visualizações
CICLO DO ENXOFRE
O ciclo do enxofre é considerado um ciclo sedimentar, pois seu maior reservatório geológico são as rochas sedimentares, porem ele possui também um reservatório menor na atmosfera. Assim, tendo dois reservatórios o ciclo do enxofre compreende um conjunto de transformações entre as espécies de enxofre presentes na água, no ar e no solo.
O enxofre (S) é encontrado nas proximidades de vulcões e também no solo em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério.
O ciclo de enxofre é complicado pela grande número de estados de oxidação que este elemento pode assumir, incluindo o sulfeto de hidrogênio (H2S), dióxido de enxofre (SO2), sulfato (SO42-) e acido sulfúrico (H2SO4), entre outros.
O enxofre encontrado na sua forma elementar nas rochas não é assimilado por alguns organismos, então microrganismos realizam a oxidação gerando sulfato (SO42-), este sim é absorvido por vegetais, algas e organismos heterotróficos que o utilizam como aminoácido. O sulfato também é facilmente absorvido pelas raízes dos vegetais depois de uma erosão, pois na erosão o enxofre se dissolve com a água.
Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio.
Os seres vivos se alimentam dessas plantas que possuem concentração de enxofre. Mais tarde, os animais morrem e novamente microrganismos decompõem os aminoácidos que contêm enxofre criando sulfito de hidrogênio. O único retorno natural do enxofre para a atmosfera é através da ação de decompositores que produzem o gás sulfídrico. Estas bactérias então realizam o processo inverso, recomeçando o ciclo.
Nos ambientes aquáticos o enxofre se concentra devido à decomposição de rochas, chuvas ácidas e com a agricultura (através da aplicação de adubos contendo enxofre).
Na atmosfera encontramos o dióxido de enxofre (SO2) em concentrações muito baixas. Ele é liberado com a grande queima de combustíveis fosseis e nas erupções vulcânicas. Porém nos últimos anos, devido às atividades humanas (indústrias, queimadas) sua concentração esta muito alta e causa prejuízos para a saúde humana, prejudica a fotossíntese das plantas e causa grande poluição. Além disso, quando o dióxido de enxofre se junta à umidade da atmosfera, forma o ácido sulfúrico, um dos principais componentes das chuvas ácidas.
Referências bibliográficas:
- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia30.php
...