CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Por: 01072010 • 9/3/2016 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
DOCENTE: RICÉLIA MARIA MARINHO SALES
AMANDA MARIA FELIX BADU
TEXTO I: A Origem da Vida
Pombal, 2016
A criação do universo sempre foi um assunto muito debatido. Isso deve-se a grande complexidade do tema e aos desencontros das linhas teóricas que buscam comprovar o que de fato aconteceu à bilhões de anos atrás. Dentre as áreas do conhecimento que buscam solucionar esse mistério, podemos destacar a religião e a ciência.
Segundo a religião, o universo foi criado em apenas sete dias por Deus. A Bíblia afirma que tudo que conhecemos surgiu a partir do poder das palavras Dele, ou seja, Deus ordenou que houvesse luz, terra, água, vida, etc. e houve.
Em contrapartida, a ciência afirma que o universo levou bilhões de anos para se formar e que surgiu a partir de uma Grande Explosão Cósmica (Big Bang). Essa teoria defende que a atmosfera primitiva era formada por elementos químicos essenciais para o surgimento e desenvolvimento de vida na Terra.
Particularmente, acredito que ambas as teorias não diferem tanto assim, visto que o tempo de Deus não necessariamente corresponde ao tempo da humanidade. Ou seja, Deus criou o universo a partir do poder de suas palavras em alguns dias, onde para a ciência equivaleria à um tempo muito maior.
No entanto, a humanidade evoluiu à ponto de tornar a vida algo tão banal, produzida dentro de laboratórios, manipuladas geneticamente como ingredientes que formam um receita de bolo. Assim, dispensando o convívio social entre as pessoas que é essencial para que haja harmonia na sociedade.
...