CO Organizacional
Casos: CO Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vgm3 • 21/4/2014 • 3.213 Palavras (13 Páginas) • 259 Visualizações
Sumário
Capa 1
Introdução 3
Comportamento Organizacional: Eficiência e Eficácia. 3
Capítulo 1 4
1.1 Definição de Comportamento Organizacional. 4
1.1.1 Comparação entre definições de CO. 4
1.1.2 Quadro de Comparação Sobre Sistema Aberto e Sistema Fechado. 5
Capítulo 2 6
2.1 Inovação 6
2.1.1 Total de entrevistados 20 pessoas 6
Capítulo 3 7
3.1 Trabalho em equipe uma vantagem competitiva. 7
3.1.1 Fatores que geram fracassos no âmbito da liderança. 8
Capitulo 4 8
4.1 As leis da percepção. 8
4.1.1 Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional: Novos desafios teóricos 10
4.1.2 Elementos da comunicação e suas formas de planejamento. 11
5. Conclusão 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
Introdução
Comportamento Organizacional: Eficiência e Eficácia.
Compreender o comportamento organizacional hoje em dia é um grande desafio, as organizações apresentam uma cultura que conduz os trabalhadores, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais, os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração, variáveis que se trabalhadas garantem diferenciação a empresa. E através de dois conceitos, que é considerado muito importante na administração: Eficiência e a Eficácia.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis; Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.
Uma empresa não se constrói apenas de números, pois uma organização se forma a partir dos lideres e dos comportamentos explícitos e implícitos.
O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através dos indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, e indicadores contábeis representados pelo desempenho econômico financeiro.
Uma arquitetura corporativa bem estruturada, incentiva seus colaboradores, é de fundamental importância, pois com um bom projeto, uma boa comunicação o colaborador e a empresa podem explorar com sucesso seus ambientes de tecnologia, informação e pessoas estimulando o crescimento e a inovação dos negócios.
Para resumir o conceito principal do comportamento organizacional é o grande foco em resultados.
Quando você vê um negócio bem sucedido é porque alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa. ”Peter Drucker”
Capítulo 1
1.1 Definições de Comportamento Organizacional.
CO é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Segundo Karla Sampaio o Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional corresponde a três finalidades:
A explicação que refere-se a indentificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos.
A previsão que está direcionada a eventos futuros, estabelecendo objetivos a serem alcançados através de ações especificas.
O controle que apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si a dificuldade de monitorar o comportamento do ser humano.
1.1.1 Comparação entre definições de CO.
De acordo com Eduardo Soto (2009) o Comportamento Organizacional usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento que normalmente se fariam somente com a intuição. O comportamento oranizacional refere-se as atitudes e as condutas das pessoas nas organizações. O co é importante para as organizações pois aumenta a produtividade e qualidade dos produtos para ter satisfação do cliente mediante o aprimoramento.
Segundo Stephen P. Robbins (2005) o comportamento organizacional é um campo de estudos. Esta afirmação significa que se trata de uma certa especialidade com um corpo comum de conhecimentos. Este campo estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eeficazmente. Em uma definição resumida podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa como estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia a psicologia social, a antropologia e a ciência política.
1.1.2 Quadro de Comparação Sobre Sistema Aberto e Sistema Fechado.
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles
...