TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMEÇOU A ONDA DE DEMISSÕES

Casos: COMEÇOU A ONDA DE DEMISSÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  6.452 Palavras (26 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

Nos antepassados em comparação aos dias atuais, dar atenção às pessoas da terceira idade é mais que uma obrigação, é mais que uma atitude, é um direito dos idosos e um dever nosso como cidadãos. Entende-se por empregado doméstico aquele maior de l8 anos que mediante o pagamento presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa no âmbito de uma residência de uma pessoa física ou família.

Para enfermeiros, médicos, psicólogos, governantas, motoristas particulares, acompanhantes de idosos ou doentes, babás, mordomos, caseiros (se a propriedade for rural não lucrativa), faxineiros, vigias, jardineiros, copeiras e dentre outros domésticos, esta atitude envolve cuidar e envolver-se em constantes ações em tudo que diz respeito aos nossos idosos, no seu processo de envelhecimento, seja em casa, na rua e nas instituições de saúde.

Este trabalho tem como objetivo principal, criar oportunidades de pensar, aprender, renovar e criar raciocínios frente ao cuidar dos idosos. Não só para estudantes de qualquer área, mas para a família, os cuidadores e a comunidade que, em sua maioria, sofrem e tem dúvidas em relação aos cuidados dos idosos, sobretudo quando estão doentes. Além de apresentar a oportunidade de negócios empreendedores para tal fim.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS.

Uma casa de repouso é um estabelecimento mantido por instituições filantrópicas, geralmente religiosas, destinado a amparar pessoas necessitadas, idosos ou inválidos, que não têm onde morar, geralmente sem família ou conhecidos e que não são amparados por outrem, dando a elas moradia, alimentação e cuidados higiênicos e de saúde. Também são conhecidos como asilos. Estas casas foram criadas por causa de valores cristãos, como o amor e a caridade. Existem também casas de repouso com fins lucrativos (empresas).

Chegar e sentir-se na terceira idade não são experiências fáceis. De repente, sair do ambiente familiar para ficar em um asilo é traumático para muitos idosos, quando se encontram orientados, mas com muitas limitações advindas do envelhecimento, as quais os filhos, as noras e genros, os netos e outros familiares não compreendem e nem assumem a tarefa de viver com eles.

As preocupações com o crescimento da população de idosos datam da década de 1970. Todavia, no Brasil, somente após 25 anos (anos de 1990), cientistas e empíricos assustaram-se com as informações e as projeções sobre o envelhecimento e o aumento da expectativa de vida das pessoas, já que a provisão no ano de 2015 a população maior será de idosos .Com esse acelerado processo de envelhecimento populacional no Brasil, (até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS).7

2.2 NORMAS LEGAIS

2.2.1 Ficha Técnica

Setor da Economia: terciário

Ramo de Atividade: prestação de serviço

Tipo de Negócio: casa de repouso para idosos

Produtos Ofertados/Produzidos:

Investimento Inicial: R$ 220 mil

Área Mínima: 550 m²

2.2.2 Apresentação

Em função das mudanças sociais, as famílias hoje não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que, desta maneira, acompanhavam parentes idosos que exigiam cuidados especiais.

Para suprir essa necessidade surgem as famosas “casas de repouso”. Com apartamentos equipados com TV, banheiro, frigobar e ar condicionado, oferecem àqueles que necessitam de atenção, serviços profissionais especializados, dentre eles: assistência médica e enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição, além de toda infraestrutura de hotelaria.

Um ambiente acolhedor e arborizado é uma das propostas da Casa de Repouso.

O atendimento especializado do hotel-residência permite ainda que pessoas, que teriam de permanecerem longos períodos internados em hospitais, possam se recuperar em um ambiente mais familiar, com ganho na qualidade de vida.

Uma casa de repouso deve ser organizada de forma a atender o idoso da melhor maneira possível, fazendo com que não se sinta em um hospital, mas num clube de lazer.

2.2.3 Mercado

O país passa por uma grande transformação na sua pirâmide etária. Nos últimos 50 anos, o número de idosos saltou de dois para quatorze milhões de pessoas. E nos próximos vinte anos, os idosos poderão ultrapassar a marca de 30 milhões, e representar quase 13% da população, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2000, confirmam essa tendência. A faixa etária das pessoas com mais de 60 anos, hoje somando cerca de 15 milhões, é a que cresce mais. A melhoria do padrão de vida e o desenvolvimento tecnológico são os principais responsáveis por essa longevidade.

De olho nisso, alguns setores se especializaram no atendimento a pessoas acima de 60 anos que, por alguma deficiência, seja psíquica ou física, ou mesmo por opção, passaram a depender de terceiros. São o caso das casas de repouso particulares que surgem no mercado com ares de hotel cinco estrelas.

Voltadas para este nicho de mercado, o surgimento de casas de repouso foi incrementado, já que neste contexto, figuram como um negócio com tendência de expansão nas grandes cidades.

Estatísticas informais indicam que já existem cerca de 150 casas de repouso na capital paulista, das cerca de 500 que existem no Estado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBBG), no País existem cerca de 1 mil médicos especializados no atendimento aos idosos no Brasil. Omar Jaluul, vice-presidente da SBGG-SP, afirma que entre as casas de repousos 85% são micros e pequenas empresas, mas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com