COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Por: Gilceu Suely • 5/10/2015 • Abstract • 1.897 Palavras (8 Páginas) • 184 Visualizações
DÉCIMA QUINTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR
DÉCIMO NONO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
221ª COMPANHIA DE ENSINO E TREINAMENTO
CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
GILBERTO FONSECA VILELA, CB PM, Nº CURSO 101, TURMA C
ADAIR EMANOELE PÊGO DOS SANTOS, CB PM, Nº CURSO 102, TURMA C
GILCEU DE ASSIS SOUZA, CB PM, Nº CURSO 112, TURMA C
RAFAEL ELIAS MEIRA, CB PM, Nº CURSO 115, TURMA C
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Teófilo Otoni
2015
GILBERTO FONSECA VILELA, CB PM, Nº CURSO 101, TURMA C
ADAIR EMANOELE PÊGO DOS SANTOS, CB PM, Nº CURSO 102, TURMA C
GILCEU DE ASSIS SOUZA, CB PM, Nº CURSO 112, TURMA C
RAFAEL ELIAS MEIRA, CB PM, Nº CURSO 115, TURMA C
CICLOPATRULHA
É um importante instrumento do portfólio de
serviços oferecidos pela instituição, trabalho da disciplina de Comunicação Organizacional.
Prof. Rivelino Delgado de Araújo, Subten PM
Teófilo Otoni
2015
INTRODUÇÃO
O policiamento ostensivo com utilização de bicicletas, também denominado Ciclo Patrulha, é uma das novas técnicas implementadas objetivando aumentar a eficiência do patrulhamento desempenhado pelo Policial Militar. Esse processo de patrulhamento foi testado com sucesso em várias Unidades da PMMG e oferece as como vantagens; o aumento do contato do policial militar com a comunidade; o aumento da capacidade operacional devido à maior mobilidade proporcionada pelo processo em relação ao policiamento a pé.
“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias”.
Lao-Tsé
Teófilo Otoni
2015
SUMARIO
- INTRODUÇÃO........................................................................................................03
- A CRIAÇÃO DA CICLO PATRULHA.......................................................................05
- A CICLO PATRULHA EM MINAS GERAIS.............................................................07
- PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UTILIZAÇÃO DA CICLO PATRULHA....................08
- CONCLUSÃO..........................................................................................................10
- BIBLIOGRAFIAS......................................................................................................11
A CRIAÇÃO DA CICLO PATRULHA
Fazer policiamento utilizando bicicletas não é novidade e nem mesmo uma nova forma de se fazer policiamento ostensivo, pois já era utilizado pelos policiais ingleses, desde o início do Século XIX, quando se procurava manter o policial militar em determinada localidade, a fim de que este pudesse se relacionar com as pessoas e vizinhanças.
Como forma de propiciar uma reaproximação do policial militar com a comunidade, foi proposta a implantação do policiamento com a utilização de bicicleta, chamado nos EUA de “Mountain BikePolicing”.
Para tanto, foram substituídas as velhas “Willys” por bicicletas mais leves, feitas de alumínio ou fibras de carbono (do estilo “Mountain Bike”), e criou-se um estilo novo, com técnicas especiais de policiamento e também com uniforme de ciclista, baseado em uma filosofia concreta e dentro da concepção da polícia comunitária, transformando-se no que hoje existe de mais moderno em termos de se “fazer polícia”, e cujo modelo está sendo adotado por vários países. O processo de policiamento com bicicleta (ciclo patrulha), com uma proposta mais moderna e profissional, surgiu em 1985, na Califórnia, estendendo-se posteriormente para o Canadá (1987), Inglaterra, Chile, Japão e outros países.
Em 1991, também na Califórnia, foi fundada a “Associação Internacional de Policiamento em Bicicletas”. Basicamente, desenvolveu-se um programa de técnicas e táticas para usar a bicicleta tipo mountain bike como um veículo policial. Tal programa é chamado de Police CyclistCourse (Curso de Policial Ciclista – PC Course) e sua duração é de 40 horas.
Em Minas Gerais, tem-se notícia do emprego do policiamento em bicicletas a partir da década de 70, no 6º BPM e 13º BPM. Naquela época, os policiais militares não utilizavam fardamento e bicicleta adequados e especiais para tal tipo de atividade. Pioneira no emprego desse novo conceito de ciclo patrulha no policiamento ostensivo no Brasil, a PMMG tem incorporado ao processo táticas e técnicas operacionais, praticadas em departamentos de polícia, que são referência no mundo inteiro.
No Brasil, após a Polícia Militar de Minas Gerais, os Estados do Rio Grande do Sul, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo e São Paulo implantaram o sistema de ciclo patrulha na década de 90.
O Policiamento em bicicletas foi implantado em Minas Gerais, inicialmente em caráter experimental, em dezembro de 1997. Seus fundamentos aos poucos se consolidaram e ganharam espaço nas Unidades Operacionais e na comunidade.
Permite um estreito contato do policial militar com a comunidade, pois baseia-se nos princípios e filosofia de Polícia Comunitária, que potencializa a missão prevista para o policiamento a pé, além de suplementar os demais processos de policiamento. Além disso, a perícia do policial militar, aliada à leveza da bicicleta, são elementos importantes na prevenção e repressão da criminalidade. Com as bicicletas, os policiais militares têm mais acesso às comunidades e mantêm contato mais próximo com as pessoas.
O hoje o ciclo patrulha faz parte do Portífólio de serviços da PMMG, exige qualificação especial e é prestado no mínimo em dupla. Utiliza a bicicleta tipo “mountain bike” como veículo policial, com aplicação de técnicas e táticas que aumentam consideravelmente a capacidade operacional do seu executor.
A CICLO PATRULHA EM MINAS GERAIS
Na Polícia Militar de Minas Gerais, as primeiras experiências datam dos anos 70, em Belo Horizonte e Governador Valadares. Naquela época, os policiais militares não utilizavam fardamento e bicicleta adequados e especiais para tal tipo de atividade. Mas, a partir de 1997, a PMMG passou a utilizar esta estratégia de forma institucional, investindo em equipamentos e treinamentos para o policial que presta este serviço. Pioneira no emprego desse novo conceito de ciclo patrulha no policiamento ostensivo no Brasil, a PMMG tem incorporado ao processo, táticas e técnicas operacionais, praticadas em departamentos de polícia, que são referência no mundo inteiro.
...